Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Campo Geral: resumo do livro de Guimarães Rosa Campo Geral: resumo do livro de Guimarães Rosa

Campo Geral: resumo do livro de Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa, grande poeta e romancista brasileiro, utiliza o sertão como pano de fundo de seus romances e destaca-se, principalmente, pelas inovações na linguagem, incluindo neologismos e intervenções semânticas e sintáticas. O autor de “Grande sertão: Veredas” publicou oito obras em vida. Entre elas, “Campo Geral”. 

Quer aprender mais sobre o livro e conferir alguns trechos da obra? 

É só continuar lendo! 

O que fala o livro Campo Geral?

O livro “Campo Geral”, publicado em 1964 por Guimarães Rosa, tem 136 páginas e narra a história do menino Miguilim, que vive sua infância em meio à natureza, em Minas Gerais. A novela é narrada pela perspectiva do próprio Miguilim e se passa entre 1889 e 1930.

A obra não apresenta capítulos e possui narrador onisciente e observador. A linguagem apresenta características da terceira fase do modernismo e segue as características tão marcantes do estilo de João Guimarães Rosa (neologismos, linguagem lírica, elementos regionais e a abordagem de temas universais).

Em “Campo Geral”, o enredo gira em torno da vida de Miguilim e de seus familiares. Miguilim, durante toda a infância, presencia muitas mortes de pessoas próximas e convive com um pai violento. Temas como traição, morte, amor fraternal e a perda são abordados no livro, que termina com uma metáfora para o ganho de percepção de mundo de Miguilim: quando seu médico percebe que é míope, Miguilim observa que o mundo não se limitava a suas percepções. 

A leitura permite que o leitor acompanhe de perto a vida pelo olhar de Miguilim – suas dores, alegrias, descobertas de mundo e agonias. Durante a história, há o entrelaçamento de acontecimentos na vida de personagens da família, mas o tema principal do livro é o amadurecimento do personagem principal. 

“Campo Geral” foi publicado inicialmente na obra “Corpo de Baile”, em 1956, mas aparece posteriormente no livro “Manuelzão e Miguilim”, publicado em 1964, quando “Corpo de Baile” é dividido em três volumes.   

Leia mais: Guimarães Rosa: conheça a vida e obras do poeta

Adaptações de “Campo Geral”

A obra foi muito bem recebida pela crítica e pelos leitores, tornando-se uma das maiores criações de João Guimarães Rosa. “Campo Geral” foi adaptado para o cinema em 2007 no filme “Mutum”, dirigido por Sandra Kogut, e adaptado duas vezes para o teatro:

  • Campo geral (2015) — peça teatral da Semente Companhia de Teatro
  • Miguilim Mutum (2018) — peça teatral da Companhia Azul Celeste

Trechos da obra

Confira alguns trechos do livro de Guimarães Rosa:

“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trecho de matas, terra preta, pé de serra. Miguilim tinha oito anos.”

“O Dito era menor mas sabia o sério, pensava ligeiro as coisas. Deus tinha dado a ele todo juízo. E gostava, muito, de Miguilim. Quando foi a estória da Cuca, o Dito um dia perguntou:  -“Quem sabe é pecado a gente ter saudade de cachorro?…” O Dito queria que ele não chorasse mais por Pingo-de-Ouro, porque sempre que ele chorava o Dito também pegava vontade de chorar junto.”

“Mas o pai não devia de dizer que um dia punha ele Miguilim de castigo pior, amarrado em árvore na beirada do mato. Fizessem isso, ele morria de estrangulação do medo? Do mato de cima do morro vinha onça. Como o pai podia imaginar judiação querer amarrar um menino no escuro do mato?  Só o pai de Joãozinho mais Maria, na estória, o pai e a mãe levaram eles dois, para desnortear no meio da mata em distantes porque não tinham de-comer para dar a eles. Miguilim sofria tanta pena por Joãozinho mais Maria, que voltava a vontade de chorar.”

“O ruim tem raiva do bom e do ruim. O bom tem pena do ruim e do bom… Assim está certo.” “- E os outros, Dito, a gente mesmo?” O Dito não sabia. – “Só se quem é bronco carece de ter raiva de quem não é bronco; eles acham que é moleza, não gostam… Eles têm medo que aquilo pegue e amoleça neles mesmos – com bondades…” “E a gente, Dito? A gente?” ” – A gente cresce, uai. O mole judiado vai ficando forte, mas muito mais forte! Trastempo, o bruto vai ficando mole, mole… “

Quem são os personagens de Campo Geral?

Confira quais são os personagens da obra “Campo Geral”: 

  • Irmãos de Miguilim:
  • Chica ou Maria Francisca Cessim Caz
  • Dito ou Expedito José Cessim Caz
  • Drelina ou Maria Adrelina Cessim Caz
  • Liovaldo
  • Tomézinho ou Tomé de Jesus Cessim Caz
  • José Lourenço
  • Luisaltino
  • Mãe ou Nhanina: mãe de Miguilim
  • Mãitina
  • Majéla ou Patorí: filho do Seo Deográcias
  • Maria Pretinha
  • Miguilim
  • Osmundo Cessim: tio de Miguilim
  • Pai, Bero, Berno ou Bernardo Caz: pai de Miguilim
  • Rosa
  • Seo Aristeu
  • Seo Deográcias
  • Tio Terêz: tio de Miguilim
  • Vaqueiro Jé
  • Vaqueiro Salúz
  • Vó Benvinda: mãe de Nhanina
  • Vovó Izidra: tia de Nhanina

Quem é o protagonista do livro Campo Geral?

O protagonista de “Campo Geral” é Miguilim, já que a história conta a história de sua infância, por seu olhar. Miguilim é uma criança de 8 anos que se envolve e é afetado intensamente pelas questões de sua família e pelo convívio com seus irmãos – em especial Dito. O personagem é descrito como uma criança curiosa, sensível e cativante. 

Quem é o pai de Miguilim?

O pai de Miguilim, Bernardo, é visto por Miguilim como um homem violento, que bate nos filhos. Bernardo tem dificuldade de demonstrar afeto pelos filhos e pode ser autoritário e ríspido. 

Apesar disso, o pai de Miguilim demonstra sensibilidade em algumas passagens do livro, se apresentando como um personagem com diversas camadas.

Qual é a mensagem final do livro Campo Geral?

“Campo Geral” se apresenta como um livro que retrata a passagem de Miguilim da infância para a fase adulta. Por isso, há na obra, diversos acontecimentos que funcionam como ritos de passagem para ele, sendo marcantes na construção da personalidade do Miguilim adulto. 

O livro também apresenta a valorização da infância e do sertanejo, personagens do sertão mineiro. A obra de Guimarães Rosa, presente na lista obrigatória de leituras para o vestibular de muitas universidades, como a USP, faz uma profunda reflexão sobre a vida humana, a perda da inocência da infância e a dureza da realidade adulta. 

Quer aprender mais? Não perca as novidades do nosso blog, o Pra saber!

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter