

Dois irmãos: a obra de Milton Hatoum
Você conhece o escritor Milton Hatoum? Amazonense, Milton é um dos mais respeitados escritores brasileiros, chegando a ter sido agraciado com o prêmio Jabuti, um dos mais importantes do país.
Além de romances, Milton Hatoum também produziu crônicas, contos e obras infantis. Entre suas obras mais importantes está “Dois irmãos”, publicado em 2000 e presente na lista de leituras obrigatórias para a prova de vestibular da Fuvest.
A qualidade de suas obras é notável: o autor recebeu diversos prêmios, entre eles:
- Prêmio Jabuti de Melhor Romance, 1989 (Relato de um certo Oriente)
- Finalista do Prêmio Litterario Instituto Italo-Latino Americano, XXLA-XI, Roma, Edizioni 1991-1992
- Prêmio Jabuti de Melhor Romance, 3º lugar, 2001 (Dois Irmãos)
- Finalista do Prêmio Multicultural do Estadão 2001 (Dois Irmãos)
- Indicado para o Impac-Dublin Literary Award, 2010 – Long list (The Brothers)
- Prêmio Portugal Telecom 2005 (Cinzas do Norte)
- Grande Prêmio da Crítica/APCA 2005 (Cinzas do Norte)
- Prêmio Jabuti de Melhor Romance 2006 (Cinzas do Norte)
- Prêmio Jabuti Livro do Ano – Ficção, CBL, 2006 (Cinzas do Norte)
- 2º Prêmio Bravo! de Literatura, 2006 (Cinzas do Norte)
- Prêmio Jabuti de Melhor Romance, 2º lugar, 2009 (Órfãos do Eldorado)
- Indicado para o Impac-Dublin Literary Award 2010 – Long list (Ashes of the Amazon)
- Finalista do Prêmio Oceanos 2018 (A Noite da Espera)
- Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2018 (A Noite da Espera)
- Prêmio Juca Pato/Intelectual do ano, 2018, União Brasileira dos Escritores
- Prix Roger Callois pour la Littérature Latino-Américaine – Maison de l´Amerique Latine/PEn Club France 2018
Quer entender mais sobre sua principal obra, “Dois irmãos”, e se preparar para a prova da Fuvest? Então continue lendo este artigo!
Neste artigo você vai encontrar:
Qual a ideia central do livro Dois irmãos?
O livro “Dois Irmãos”, de autoria de Milton Hatoum, foi publicado em 2000 e tem como protagonista dois irmãos gêmeos nascidos em Manaus. A obra trata da rivalidade entre os dois irmãos, vivida graças à paixão pela mesma mulher, Lívia. A rivalidade, porém, não se iniciou com o surgimento de Lívia. Durante toda a vida, os dois personagens viveram diferenças pessoais e estiveram eternamente em conflito, graças às diferenças de tratamento recebidas pelos pais.
Além de receber o Prêmio Jabuti, maior honraria para os escritores brasileiros, a obra também foi adaptada para uma minissérie, veiculada pela Rede Globo, e ganhou uma versão em quadrinhos. O livro é um dos romances brasileiros mais lidos das últimas décadas, e foi traduzido para diversas línguas, como inglês, alemão, francês, espanhol, grego e até árabe.
A rivalidade entre irmãos não é um tema inédito. Escrito na própria bíblia com a história de Caim e Abel e por Machado de Assis em seu livro Esaú e Jacó, o tema é amplamente abordado. Na versão de Milton Hatoum, o livro é narrado em primeira pessoa pelo personagem Nael, que busca conquistar e persuadir o leitor para que acredite em seu ponto de vista. É o que podemos chamar de um narrador não confiável. A narrativa não tem cronologia linear, já que vai e volta no tempo.
Vale ressaltar, também, que é perceptível a presença do autor na narrativa, já que Milton também é amazonense e de origem libanesa, como os irmãos da história. O autor é conhecido por mesclar experiências e lembranças pessoais com o contexto sociocultural da região. Para Milton Hatoum, os gêmeos também representam as duas faces do mesmo país, sobre um Brasil inconciliável.
O estilo literário das obras de Milton Hatoum se encaixa na literatura contemporânea brasileira. Milton ainda é lembrado por seu caráter memorialista, honrando seus antepassados e possuindo características regionais. Além disso, entre características de suas obras, estão o monólogo interior, o hibridismo cultural, a melancolia, a imigração e a crítica social, juntamente com a busca identitária, o resgate do passado e a angústia existencial.
Qual o conflito do livro Dois irmãos?
O conflito principal do livro “Dois irmãos” é a rivalidade vivida entre os dois irmãos, Yaqub e Omar. Apesar do destaque para a animosidade graças ao interesse amoroso de ambos, é possível perceber, ao longo da obra, que o conflito vem do início da vida. Os irmãos têm características opostas, apesar de serem também perceptíveis algumas características que os unem.
Qual o contexto histórico do livro Dois irmãos?
O livro “Dois irmãos” se passa no início do século XX, em um período que os imigrantes veem Manaus entrar em decadência, após o período de grande efervescência econômica e cultural vivido no início do século XX. Por isso, durante as três décadas que se passam na narrativa, é possível perceber a decadência de Manaus, sua destruição e sua reconstrução posterior. A história da cidade se entrelaça com a história da família, já que ela é contada com o desenrolar do enredo. Além disso, os personagens se referem a uma cidade que viveram na infância, que não existe mais. Durante a narrativa, junto com a tentativa de reconstruir a história dos personagens, também há a tentativa de reconstruir a história da cidade.
Quem é o protagonista do livro Dois Irmãos?
O romance é narrado por um narrador não confiável, o personagem Nael. Nael é filho de Domingas, empregada da família, e filho bastardo de um dos gêmeos. Por isso, apesar de ser possível dizer que os protagonistas da história são os gêmeos rivais, é também importante perceber que Nael se apresenta fortemente na narrativa, utilizando inclusive um discurso racional e persuasivo, tentando convencer o leitor a aceitar seu ponto de vista.
Personagens do livro Dois Irmãos
Confira quem são os principais personagens do livro “Dois irmãos”:
- Zana
Esposa de Halim e mãe dos gêmeos Yaqub e Omar
- Halim
Pai dos gêmeos e marido de Zana
- Yaqub
Filho de Zana e Halim, é enviado ao Líbano para evitar a rivalidade entre os irmãos. Posteriormente, se casa com Lívia.
- Omar
Gêmeo de Yaqub, protegido por Zana e grande rival do irmão.
- Rânia
Irmã mais nova dos gêmeos.
- Lívia
Mulher de Yaqub, interesse amoroso de Omar e causa de uma grande rivalidade entre os dois irmãos.
- Domingas
Faxineira que foi morar ainda jovem na casa da família.
- Nael
Filho de Domingas, narrador da história, filho também de um dos gêmeos, mas não sabe qual. Tem como objetivo identificar a identidade do genitor.
Agora que você sabe tudo sobre a obra Dois Irmãos, leia também sobre:
Texto escrito por: Prasaber