Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
DP na faculdade? Veja o que acontece ao ficar de dependência DP na faculdade? Veja o que acontece ao ficar de dependência

DP na faculdade? Veja o que acontece ao ficar de dependência

Você conhece alguém que já ficou de dependência na faculdade? Você mesmo já ficou de dependência e não soube como lidar? A dependência acontece na universidade quando um aluno não alcança a nota necessária para a aprovação na disciplina. Também chamadas de DP’s, podem preocupar os alunos, principalmente os que recebem financiamento estudantil ou bolsa do Prouni.

As dependências são comuns, mas com dedicação é possível evitar as DP’s e suas consequências. As causas são muitas: dificuldade na disciplina, desorganização com horários e tarefas, excesso de atividades… Independente do motivo, é preciso saber lidar com a DP se ela acontecer.

Quer saber mais sobre as dependências e suas consequências? É só continuar lendo este artigo!

Como funciona a DP na faculdade?

Os cursos universitários permitem maior flexibilidade ao aluno. Em algumas universidades, após concluir o ciclo básico, é possível montar a sua própria grade curricular semestral, incluindo um mínimo de matérias necessárias. Assim, quem fica de dependência na faculdade pode escolher quando quer cursar as matérias em que reprovou.

Ao contrário do que acontece no Ensino Fundamental e Médio, quem não alcança a nota mínima para aprovação em uma disciplina pode repetir, nos semestres seguintes, apenas a disciplina em que reprovou.

Por isso, ao ficar de dependência na faculdade em uma ou mais matérias, é preciso se reorganizar para matricular e cursar novamente a(s) disciplina(s) em que não alcançou a nota necessária.

Em universidades públicas, quem fica de DP deve matricular-se novamente nos semestres seguintes. Em faculdades privadas, geralmente é cobrada uma taxa para se inscrever novamente na disciplina. Mais um motivo para se dedicar bastante!

Ao repetir a matéria, não necessariamente o aluno fará a disciplina com o mesmo professor. Na faculdade, diversos professores podem dar a mesma matéria – a atribuição dependerá do calendário de cada docente no semestre.

Dicas para quem ficou de dependência na faculdade

A primeira dica para quem reprovou em alguma disciplina é não se desesperar! Ficar de DP acontece e pode ser só mais um capítulo na sua trajetória curricular. Com um pouco de organização e dedicação, esse período logo ficará para trás.

Caso tenha dificuldades, conte com a ajuda de grupos de apoio na faculdade, monitorias e aulas particulares. O professor da matéria em questão também pode ajudar com listas de exercícios e aulas extras.

Apesar da flexibilidade existente nos cursos universitários, não é recomendado atrasar muito para matricular-se nas disciplinas. As vagas são limitadas por semestre e as matérias da dependência podem ser pré-requisitos para outras. Essa bola de neve pode acabar atrasando bastante a formatura!

De modo geral, as dependências não costumam prejudicar a carreira dos universitários formados, já que, após a formatura esse tipo de reprovação não consta no histórico escolar do aluno. Isso não significa que não é necessário se esforçar – afinal, quanto mais dedicação e conhecimento, melhor profissional o aluno será!

O que acontece se reprovar na DP?

Mas e se a reprovação acontece novamente na dependência? Não se preocupe! É possível cursar novamente a disciplina, mesmo após reprovar na DP. Apesar do desânimo, essa situação pode acontecer e preocupar os alunos. Em caso de estágio, as dependências podem ser levadas em consideração na análise do currículo do estudante.

Quantas DPs reprova o semestre?

Se você está com dificuldades em alguma matéria específica, pode já ter se perguntado: existe algum limite para a quantidade de dependências em que é possível cursar em um semestre?

A resposta para essa pergunta depende das políticas da universidade que está cursando. Em geral, a regra é que não é permitido reprovar em mais de 50% dos créditos cursados em determinado semestre. Se a reprovação acontece em mais de metade das disciplinas do semestre, é preciso repetir o semestre e não apenas as disciplinas isoladas.

De qualquer forma, é preciso verificar o regulamento da universidade que está cursando em relação às dependências e se organizar para montar sua grade curricular da melhor maneira, seguindo o regulamento da instituição de ensino.

Qual o valor de uma DP na faculdade?

Caso a reprovação aconteça em uma universidade pública, não é necessário pagar para cumprir a dependência. Em universidades particulares, o valor cobrado para que o aluno se matricule novamente varia, mas geralmente é proporcional à matéria cursada e é incluso na mensalidade. Outras taxas precisam ser verificadas diretamente com a faculdade.

Veja também: Cronograma de estudos: como montar um e qual sua importância

Como funciona a DP para quem tem bolsa?

Pegar dependência na faculdade preocupa os alunos – mas principalmente os que recebem bolsa. Ficar de DP na faculdade ocasiona a perda da bolsa? Confira!

Prouni

Se você é bolsista Prouni, independente de ter bolsa integral ou parcial, deve ser aprovado, todo semestre, em ao menos 75% das disciplinas em que está cursando. É possível repetir em 25% das matérias por semestre, mas o valor extra cobrado, como taxas e rematrícula, não é coberto pelo Prouni.

Caso seja reprovado em mais de 25% das disciplinas em que está cursando no semestre, é necessário entrar com um recurso frente a secretaria da universidade para tentar manter a bolsa.

Como funciona a DP para quem tem financiamento estudantil?

Estudantes que contam com financiamento estudantil também se preocupam bastante em relação às famosas dependências. Nesse caso, como proceder? O que acontece ao pegar DP recebendo algum financiamento estudantil?

Fies

Quem cursa a faculdade pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) enfrenta uma situação similar a quem recebe bolsa pelo Prouni. Ou seja, caso você receba financiamento estudantil, deve ser aprovado, semestralmente, em ao menos 75% das disciplinas em que se matriculou.

Caso reprove em mais de 25% das matérias por semestre, é preciso solicitar a continuidade do financiamento na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino apresentando uma justificativa para as reprovações. Ainda assim, só é possível solicitar a continuidade do financiamento duas vezes durante todo o curso.

Pravaler

Se você financia o seu curso superior no Pravaler, pode ficar feliz em saber que, caso o valor da DP esteja incluído no valor da mensalidade, é possível financiar também esse valor quando for renovar o contrato!

Mas não se esqueça: confirmar a política da sua universidade a respeito das dependências te dará mais segurança para prosseguir com seu financiamento, já que cada instituição de ensino tem suas próprias regras.

O Pravaler é o maior financiamento estudantil privado do Brasil, com a gente você conta com um processo de financiamento 100% digital, sem burocracias e com um dos menores juros do mercado. A contratação pode ser feita durante qualquer momento do curso e o Pravaler também é uma opção, caso você não tenha feito o ENEM!

Faça já uma simulação!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter