

Gemini: entenda como funciona a Inteligência Artificial do Google
Gostando ou não, fato é que a Inteligência Artificial é algo que veio para ficar. Assim como tantas tecnologias, sistemas e ferramentas que já existem, o Google não quis ficar de fora dessa.
No ano passado, fomos surpreendidos com a nova plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida pelo Google. Você sabe qual é e como ela funciona? Não? Te convido a navegar por esse conteúdo para descobrir mais sobre essa ferramenta que pode ser sua aliada no dia a dia. Vamos nessa? Boa leitura!
Neste artigo você vai encontrar:
Qual é o nome da inteligência artificial do Google?
Google Gemini é o nome da inteligência artificial e chatbot do Google. A ferramenta, similar ao ChatGPT, foi lançada oficialmente no Brasil em julho de 2023 e, recentemente, passou por algumas atualizações, além da mudança da interface da assistente virtual e o do nome – antes chamada de Bard. A plataforma funciona em mais de 40 idiomas diferentes e reúne uma base imensa de dados do Google, que é hoje a maior referência de busca e pesquisa na internet.
A inteligência artificial do Google apresenta uma versão mais atualizada da tecnologia, com aplicativo disponível para aparelhos Android e iPhone (iOS). No entanto, disponível apenas em inglês.
A IA do Google surge com a proposta de apresentar tudo o que já vemos atualmente em outras plataformas, entretanto, com uma personalização e recursos extras que melhoram a experiência de busca do usuário. Com o Google Gemini, por exemplo, é possível ter interações e obter de forma simplificada aquelas informações mais complexas e de difícil entendimento.
Como acessar a IA Gemini?
O Google Gemini funciona, basicamente, como o ChatGPT. A ideia é que o usuário construa o diálogo com o chatbot através de perguntas e comandos. O grande diferencial entre as duas ferramentas, é que a IA do Google é conectada diretamente com a rede de internet, ou seja, enquanto o ChatGPT tem dados atualizados até 2021, o Gemini apresenta dados atualizados em tempo real.
Como já mencionado, o Google Gemini possibilita a interação por meio de diversos recursos, como texto, envio de imagens e até áudios, outro diferencial perante o ChatGPT. E como acessar? Atualmente só é possível acessar a plataforma pelo navegador via computador ou celular.
O usuário deve acessar o site do Google Gemini e logar em sua conta Google. Depois, é necessário ler os termos de privacidade da plataforma (caso seja o seu primeiro acesso), e pronto! A ferramenta já pode ser utilizada.
A IA Gemini é paga?
Existe uma versão básica do IA Gemini e é gratuita, disponível para todos os usuários, sem restrições. Para este caso, a ferramenta permite a criação de texto, tradução de idiomas e criação de diferentes conteúdos.
Com a recente atualização, o Google anunciou o Gemini Advanced, que custa R$ 97 por mês, e pode ser acessado pelo Google One AI Premium. Essa versão paga oferece diferentes recursos, como respostas mais precisas, capacidade para geração de textos mais complexos e acesso a um conjunto de dados mais amplo.
Como gerar imagens com o Gemini?
Entre todas as funcionalidades do Gemini, está a criação de imagens a partir de seus recursos disponíveis de forma gratuita.
Uma vez no site, você só precisa digitar, por exemplo “crie uma imagem de um cachorro”, ou coisas desse tipo, e enviar o comando. Em seguida, a plataforma irá gerar uma imagem baseada na sua consulta.
Você também pode usar o recurso para fazer solicitações mais específicas, como por exemplo “crie uma imagem de uma cidade com pôr do sol”. Uma observação que vale a pena mencionar, é que a plataforma de inteligência artificial ainda está em constante desenvolvimento, portanto, algumas imagens podem sair em baixa qualidade.
Como usar o Gemini no celular?
Agora é possível usar a IA do Google no celular, com o aplicativo móvel. Entretanto, apenas usuários do Android podem baixar. Importante lembrar que a ferramenta ainda está sendo implementada em locais, idiomas e dispositivos.
Android
Para usar o Gemini no celular Android, basta procurar o aplicativo no Google Play Store e baixar. Além disso, também dá para usar a ferramenta através do navegador web. Basta colocar o endereço gemini.google.com e fazer o login da sua conta do Google. Caso não tenha, precisará criar uma.
Depois de fazer login, você poderá usar a plataforma da mesma forma que usa no computador: basta fazer suas solicitações na barra de consultas, fazer upload de imagens e até acessar seu histórico de conversas anteriores.
iOs
No caso do iOS, a loja se chama App Store, porém o Gemini ainda não está disponível para esse sistema operacional do iPhone. A ideia é que nos próximos meses ele comece a funcionar assim como funciona para o Android.
Por enquanto, dá para usar a ferramenta IA do Google pelo navegador Safari. O processo de pesquisa e utilização da plataforma é o mesmo já mencionado acima.
Uso da inteligência artificial: vantagens e desvantagens
A inteligência artificial veio para revolucionar a forma de fazer pesquisa e, de certa forma, auxiliar na automação de processos em empresas e no nosso dia a dia. Entre as vantagens da IA, estão:
Eficiência: você consegue automatizar tarefas que são repetitivas e aumentar, consequentemente, a eficiência de humanos em processos de criação de conteúdos.
Precisão: os algoritmos da inteligência artificial conseguem processar e coletar um conjunto de dados com alta precisão de forma que reduz os erros humanos.
Disponibilidade: as plataformas de IA operam continuamente, sem descanso.
Processamento: a inteligência artificial é capaz de analisar um grande volume de dados muito rapidamente, algo que seres humanos são incapazes de fazer.
Mas, apesar de seus benefícios, a ferramenta é também um perigo para aqueles que não sabem utilizá-la de maneira correta e responsável. Um exemplo disso é a propagação da desinformação. Entre as desvantagens da inteligência artificial, estão:
Mudanças no mercado de trabalho: existem alguns cargos e profissões que podem ser substituídos pelo impulsionamento da IA.
Falta de veracidade nas informações: nem todas as plataformas de inteligência artificial, a exemplo dos chatbots, apresentam fontes de onde as informações foram retiradas.
Dependência tecnologia: a dependência excessiva por sistemas de IA pode se tornar um problema, principalmente em organizações vulneráveis a falhas técnicas, por exemplo.
Agora que você já sabe como funciona a IA do Google, que tal navegar por outros conteúdos similares? E também aproveite para testar o seu conhecimento sobre a IA!
Como funciona a inteligência artificial do Bing
Aplicativos de inteligência artificial
Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar essa informação com amigos e familiares? Até a próxima!
Texto escrito por: PRASABER