Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
8 livros de economia que todo estudante de ciências econômicas precisa ler 8 livros de economia que todo estudante de ciências econômicas precisa ler

8 livros de economia que todo estudante de ciências econômicas precisa ler

Estar em constante atualização é essencial em qualquer profissão para se manter competitivo(a) frente ao mercado. Não seria diferente com a Economia, vasto campo do conhecimento que busca compreender os processos econômicos que influenciam o comportamento das pessoas, empresas e governos.

Com grandes lançamentos anuais e produção de conhecimento cada vez mais especializada, as Ciências Econômicas proporcionam ao estudante saber amplo da formação das sociedades, do nosso país, da economia e da política. Se você quer começar a estudar economia, pode aprender mais lendo sobre o assunto, seja na internet, com dispositivos de leitura, ou de maneira física. 

Uma das melhores formas de aprender sobre determinado assunto é através dos livros. Além de serem completos, eles também podem ser fonte de diversão e aprofundamento em um assunto. Se você estuda Ciências Econômicas, chegou a hora de descobrir os 8 livros de economia que você precisa ler

Quais os melhores livros de Economia para iniciantes? 

O estudante de Ciências Econômicas tem contato, durante seu curso, com disciplinas como ciência política, administração, filosofia, contabilidade, matemática básica, estatística, história econômica geral, educação financeira, evolução do capitalismo moderno, formação econômica do Brasil e diversas outras disciplinas. 

Economistas de sucesso e bem atualizados precisam estar com o conteúdo em dia, além de estarem sempre por dentro dos principais livros publicados sobre o assunto a cada ano. Por isso, uma dica é começar a estudar por fontes externas além da bibliografia da universidade o mais rápido possível! 

Você está cursando Ciências Econômicas e quer se atualizar nos principais livros sobre o assunto? Ótimo! Além da bibliografia indicada para o curso, existem diversos livros disponíveis com diferentes abordagens. Os livros são uma excelente maneira para quem quer começar a estudar economia e para quem precisa se aprofundar em alguns conteúdos técnicos. Fique tranquilo(a): se você ainda não tem segurança para começar com livros mais difíceis, comece com os exemplares para iniciantes e prossiga nos estudos com calma! 

Veja também: Conheça as melhores faculdades de Economia do Brasil

A boa notícia para quem cursa Ciências Econômicas é que os livros sobre o assunto são variados! É possível aprender sobre diversos tópicos, para leitores de diversos níveis de conhecimento e tipos de livros. Abaixo, conheça os melhores livros de economia para iniciantes no assunto.

Crash – uma breve história da economia

Quem disse que aprender sobre economia precisa ser chato? A proposta de Alexandre Versignassi com “Crash – uma breve história da economia” é relatar a história da economia desde a história das moedas até os tempos atuais de uma maneira simples, fácil e divertida, indicada para leigos. O autor é jornalista econômico e atualmente é diretor de redação da Você S/A e da Superinteressante. O livro tem 352 páginas e foi publicado em 2019. 

Tudo que você precisa saber sobre economia: um curso intensivo sobre dinheiro e finanças 

O livro, escrito por Alfred Mill, economista, escritor e professor, faz um compilado sobre as principais dúvidas e teorias econômicas, abordando teóricos como Karl Marx, Adam Smith, John Maynard Keynes e Milton Friedman. É uma excelente maneira de iniciar no universo da economia sem se perder em linguagem excessivamente técnica. 

Se você tem interesse em Economia mas ainda não domina o assunto, esse livro pode ser uma ótima opção para começar a entender sobre o assunto, uma forma de aprender de maneira simplificada e divertida. Em pouco tempo, você aprenderá sobre os principais tópicos do mercado da economia sem nem mesmo perceber. O livro tem 240 páginas e foi publicado em 2017.   

O investidor inteligente

O best-seller, escrito por Benjamin Graham, se tornou a bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949. O autor é conhecido por ser o maior consultor de investimentos do século XX e ensinou, em “O investidor inteligente”, tudo que iniciantes em economia precisam aprender sobre investimentos em renda variável. O livro também ensina os leitores a desenvolver estratégias de longo prazo e os previne de cometer erros clássicos na hora de investir em renda variável (Bolsa de Valores, fundos imobiliários, etc). 

O mercado de renda variável é, ainda hoje, um dos assuntos que mais traz dificuldades para investidores e estudantes. Os resultados da Bolsa de Valores são determinantes para a avaliação do mercado financeiro e para a economia como um todo. Por isso, entender a fundo sobre o assunto é essencial para quem deseja estar por dentro do mercado das ciências econômicas. Além disso, aprender sobre o assunto com quem tem experiência nele é uma excelente estratégia para começar a investir com inteligência!

A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade

Você sabia que a psicologia tem muito a ver com a economia? A ciência do comportamento humano está por trás das razões pelas quais os seres humanos compram, investem e tomam decisões financeiras importantes. No livro “A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”, o autor Morgan Housel explica a importância do comportamento humano com lições de sucesso e fracasso na administração do dinheiro.

Esse é um livro essencial para iniciar os estudos na área de Ciências Econômicas. Lembre-se que a Economia é uma ciência criada por humanos, está sujeita a flutuações humanas e precisa ser dominada com base nos comportamentos e atitudes humanas. Entender sobre os mistérios da mente humana é uma boa maneira para começar! Este também é um clássico para quem quer começar a organizar as próprias finanças de maneira mais estratégica e voltada à realização de objetivos futuros.

CTA Pra Estudar O Que Sempre Sonhou Pravaler

Livros de Economia mais avançados

Se você já dominou as bases da economia e quer se aprofundar mais no assunto, fique tranquilo(a)! Além de livros para principiantes, existem diversos livros para quem deseja se especializar na área de Ciências Econômicas. 

Dica: escolha a área que possui mais interesse e/ou dificuldade e busque por palavras-chave relacionadas. Assim, é mais fácil encontrar materiais de profundidade sobre o assunto. Uma outra dica também é consultar a bibliografia dos livros abaixo e continuar a busca pelos materiais de referência utilizados. 

Está preparado(a) para se aprofundar nas Ciências Econômicas? Então continue a leitura!

Economia avançada

Como já diz o título, “Economia avançada” é para profissionais! Escrito por Tomislav R. Femenick e publicado em 2021, o livro é feito para quem, assim como o mestre em Economia, busca ampliar os conhecimentos e se aprofundar no entendimento das Ciências Econômicas. Entre os assuntos tratados no livro estão a economia normativa e positiva, macro e microeconomia, conceito de valor, fatores de produção e desenvolvimento, agentes econômicos, balanços de pagamento, moedas, leis do mercado, teorias do consumidor, produtor, produção e custo, entre muitos outros assuntos.

Power and Progress: our thousand year struggle over technology and prosperity? 

“Power and Progress: our thousand year struggle over technology and prosperity” ou, em tradução livre, “Poder e progresso: nossa luta de mil anos sobre a tecnologia e a prosperidade”, foi escrito por Daron Acemoglu e Simon Johnson e publicado em 2023. O livro questiona o futuro do progresso e da economia em um mundo dominado pela tecnologia. A tecnologia, afinal, traz inúmeras promessas de prosperidade, igualdade e um futuro econômico poderoso para todos. Mas será que isso é mesmo verdade? 

Os autores sustentam que, para alcançar essa realidade, é necessário colocar a tecnologia e seus impactos sob controle social.  

The economic government of the world, 1933-2023

O livro “The economic government of the world”, escrito por Martin Daunton, faz uma revisão histórica da ordem econômica mundial ao longo do último século. Em português, “O governo econômico do mundo, 1933-2023”, aborda o papel predominante dos Estados Unidos na formação das ideologias e instituições financeiras atuais, passa pela Grande Depressão, pela crise financeira mundial e chega aos dias de hoje, em que inúmeras forças desordenadas competem pela hegemonia. 

Se você quer se tornar um profissional nas Ciências Econômicas, é preciso ter uma visão histórica crítica e bem clara sobre a construção do mercado. Por isso, aposte no livro “The economic government of the world” para sair do superficial e aprofundar-se na história da economia. 

A riqueza das nações

O livro “A riqueza das nações”, publicado por Adam Smith no século XVIII, desencadeou uma série de mudanças econômicas e políticas na sociedade da época, abordando temas como o acúmulo de riqueza, a divisão de trabalho e sistemas de economia. Graças à sua relevância histórica e conteúdo ainda atualizado, a edição de Adam Smith é uma excelente opção para quem procura se aprofundar nas Ciências Econômicas. A leitura pode ser um pouco desafiadora, mas o conhecimento compensa! 

Adam Smith foi um grande filósofo e economista escocês que viveu no Século das Luzes, no século XVIII. Considerado o pai do liberalismo econômico, suas ideias são ainda hoje combustível para a discussão da economia moderna. 

Agora que você sabe quais os livros que todo estudante de ciências econômicas precisa ler, veja também:

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude Economia pagando menos por mês com o Pravaler.

Aproveite as vantagens do financiamento estudantil e faça o curso que você sempre sonhou.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter