Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
5 dicas de como usar o seu cartão de crédito com sabedoria 5 dicas de como usar o seu cartão de crédito com sabedoria

5 dicas de como usar o seu cartão de crédito com sabedoria

O cartão de crédito é uma ferramenta valiosa nos dias de hoje! Segundo dados do Bacen, o Banco Central do Brasil, o método de pagamento é o segundo mais popular do Brasil, atrás somente do PIX.

A popularidade não é por acaso: o cartão de crédito oferece muitas vantagens para o usuário, podendo facilitar a sua vida e seu planejamento financeiro. Apesar disso, deve ser usado de maneira responsável, já que também pode facilitar o endividamento de quem o usa sem organização.

Quer aprender mais sobre como usar o cartão de crédito com sabedoria? Então continue lendo o artigo abaixo!

Quais as vantagens de usar o cartão de crédito?

O cartão de crédito foi inventado oficialmente nos Estados Unidos, na década de 1950. No Brasil, ele chega na década de 1960, sendo uma possibilidade útil para quem gostaria de fazer um pagamento mas não tem todo o dinheiro à vista.

Essa ferramenta permite que o comprador divida o valor total da compra em prestações, pagando aos poucos o que deveria antes ser pago em apenas uma parcela. No Brasil, já existem mais cartões de crédito do que trabalhadores em idade ativa: são 190,8 milhões de cartões de crédito registrados e 107, 4 milhões de trabalhadores em idade ativa.

Muito amado pelo brasileiro, o cartão de crédito oferece diversas vantagens para o comprador. Confira algumas delas:

  • Pagamento acessível

Por permitir o parcelamento das compras, os usuários têm a possibilidade de realizar compras maiores sem pesar no orçamento e sem possuir o valor cheio de uma única vez. Além disso, os varejistas brasileiros oferecem cada vez mais vantagens de parcelamento, permitindo que o comprador comece a pagar alguns meses depois da compra e divida o valor da compra em até 24x, sem juros!

O pagamento acessível traz praticidade, conveniência e mais controle financeiro para o usuário, permitindo que o comprador realize sonhos de maneira mais rápida, sem precisar ter todo o dinheiro disponível de uma única vez.

  • Segurança

Ao andar com dinheiro físico, você corre o risco de ser assaltado e ter todo o dinheiro perdido. No caso do cartão de crédito, porém, é possível entrar em contato com a operadora do seu cartão, em caso de perda ou roubo, e solicitar o cancelamento. Assim, a depender da velocidade na qual foi solicitado o bloqueio e cancelamento do cartão, o prejuízo é nulo.

Além disso, os cartões de crédito contam com dados criptografados, dificultando o uso por pessoas não autorizadas. O código de segurança, localizado na parte traseira do cartão, também é uma segurança a mais para o portador.

Por fim, os bancos têm um sistema de monitoramento sofisticado, que conseguem perceber quando os gastos não estão compatíveis com o seu histórico de uso. Assim, é possível bloquear o cartão temporariamente ou solicitar uma confirmação a mais, evitando que golpes aconteçam.

  • Benefícios em pontos e vantagens

Diversos cartões de crédito oferecem para o usuário a possibilidade de acumular pontos em crédito e trocar por vantagens. Quanto mais o cartão é utilizado, mais pontos o comprador ganha, podendo trocá-los por cashback, milhas, descontos e serviços exclusivos. É possível se organizar com o uso do cartão para trocar mensalmente por mais benefícios.

Veja também: saiba o que são os programas de fidelidade e como funcionam

  • Praticidade

Convenhamos que é muito mais prático pagar as compras com o cartão de crédito do que perder tempo contando moedinhas e notas, não é mesmo? Utilizar o cartão é fácil, rápido e muito prático. Além disso, utilizar o cartão de crédito te permite acompanhar os gastos no aplicativo do banco, vendo em tempo real para onde está indo sua renda.

O que acontece se eu não pagar o cartão de crédito?

Apesar das muitas vantagens, quem não se organiza com o cartão de crédito pode acabar entrando em uma grande cilada. O acúmulo de prestações pode, facilmente, chegar a um valor mais alto do que o usuário pode pagar, incorrendo em dívidas.

Segundo Relatório de Economia Bancária do Banco Central, porém, quanto mais cartões o consumidor tem, maior é o saldo devedor final. Assim, quem possui apenas um cartão tem como saldo devedor médio R$2768, enquanto quem acumula três cartões também acumula uma dívida média de R$8096.

Além disso, os juros de pagamento dos cartões de crédito são altíssimos, chegando a 400% ao ano. Isso significa que se o usuário não pagar o cartão de crédito devidamente, em pouco tempo sua dívida pode chegar a valores estratosféricos.

Mas não se preocupe! É possível utilizar o cartão de crédito sem se endividar, seguindo algumas dicas práticas. Confira:

Como usar o cartão de crédito sem se endividar?

Utilize um único cartão de crédito

Como você viu acima, as chances de se endividar são bem maiores à medida em que o usuário acumula cartões de crédito. Isso acontece porque é mais fácil se perder na quantidade de prestações. Por isso, a dica é utilizar apenas um único cartão de crédito, concentrando suas compras nele.

Faça um planejamento financeiro

Antes de começar a utilizar o cartão de crédito, faça um planejamento financeiro detalhado, incluindo limites máximos para o uso do cartão. A regra é nunca gastar mais do que ganha! Para garantir, crie uma planilha com as categorias dos gastos e anote todas as saídas e entradas mensais. Apesar de trabalhoso, essa é a melhor maneira de se manter no controle com o cartão de crédito!

Evite parcelas

Se for utilizar o parcelamento do cartão de crédito, subtraia o valor das parcelas já comprometidas no seu saldo mensal, durante todo o tempo de pagamento. É fácil se acumular em diversas parcelas e ultrapassar o limite de uso. Dê preferência para pagamentos à vista.

Pague a fatura em dia

Como você já viu, os juros do cartão de crédito são altíssimos! Isso significa que atrasar o pagamento pode ser uma fria e comprometer o seu planejamento mais do que você imagina. Uma boa opção é automatizar o pagamento. Assim, você não se preocupa com atrasos.

Pague a fatura integralmente

Essa dica complementa a dica anterior: pagar apenas o valor mínimo do cartão faz com que você entre no crédito rotativo, com juros igualmente exorbitantes. Por isso, é essencial gastar menos do que ganha. Isso evita uma bola de neve de dívidas!

Agora que você sabe tudo sobre como usar seu cartão de crédito, leia também:

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter