Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é inflação e por que ela é gerada? O que é inflação e por que ela é gerada?

O que é inflação e por que ela é gerada?

Constantemente vemos em jornais e em notícias algo relacionado à inflação. Seja sobre o seu aumento, diminuição ou outros comentários, não há como contestar que se trata de um assunto sério e um tanto quanto complexo. Afinal, é ligada à termos econômicos.

Para não ter mais dificuldade nem dúvidas e entender tudo sobre inflação, preparamos este conteúdo. Você vai ficar por dentro de como a inflação impacta no seu bolso e no seu poder de consumo. Vamos nessa?

O que é inflação?

Se você está pensando que a inflação tem a ver com o encarecimento dos itens do dia a dia, fique sabendo que acertou. Reconhecida por ser um indicador econômico, a inflação que mensura o aumento dos preços e dos serviços durante um determinado período de tempo.

Com isso, pode-se afirmar que a inflação faz com que os produtos que consumimos passem a ser mais caros e que o chamado “poder de compra”, isto é, quanto uma mesma quantia de dinheiro é ideal para comprar itens iguais em períodos diferentes e comparados, diminua. Por isso, é comum se ouvir dizer que esse indicador econômico “encurta” o dinheiro da população.

O cálculo é feito utilizando os chamados índices de preços ou de índices da inflação. Atualmente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável por dois desses indicadores: o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). É comum notar que junto com a informação sobre quanto está a inflação está associada a uma dessas siglas, principalmente o IPCA.

quais grupos de produtos e serviços o IPCA impacta?

O que gera a inflação?

Não é apenas um fator que causa a inflação, mas alguns motivos distintos. Por exemplo, pode ser gerada por oscilação na relação entre oferta e demanda, por políticas do Governo Federal, por uma maior impressão do papel-moeda, entre outras. Além disso, economistas indicam que normalmente é uma combinação de mais de uma causa.

Um dos aspectos mais comuns e dos principais é o aumento da demanda. Ou seja, quando é percebida uma maior procura e compra por um determinado produto, mas pouca quantidade do mesmo, o preço deste item aumenta e origina na inflação. Isso é válido tanto para produtos de dia a dia, de mercado, quanto para itens mais caros, como um carro.

Veja tambémGoverno propõe a correção do FGTS por índice de inflação.

A inflação também é gerada ao ter um aumento na oferta de dinheiro, o que faz com que a moeda fique desvalorizada e o poder de compra das pessoas se torne menor. Com isso, é impossível não pensar que indicador econômico deixará de afetar o seu bolso, e os impactos serão sentidos em diferentes momentos, como ao ir ao mercado.

Tipos de inflação

Apesar de muito se falar por aí, seja nas conversas do dia a dia ou nas notícias, sobre inflação como se fosse apenas uma coisa, existem três tipos desse indicador. As diferenças entre as categorizações que iremos apresentar abaixo têm relação com o que causou o aumento dos preços. Olha só:

Inflação de demanda

De tempos em tempos sempre há um determinado produto que tem grande demanda pelos consumidores. Com mais procura e um maior volume de vendas, costuma acontecer de a produção não conseguir entregar tantas unidades do item em questão.

Assim, aqueles que estão sendo vendidos se tornam mais caros por estarem em alta e isso é o que passou a ser definido como inflação de demanda.

Inflação de custo

Também chamada de inflação de oferta, essa classificação do indicador econômico é gerada pelo encarecimento da produção de um item, valendo desde o preço da matéria-prima para produzi-lo até o valor das ferramentas de trabalho. Por o custo da produção ficar mais caro, essa diferença é passada até chegar em quanto custa o produto final ou do serviço.

Inflação estrutural

A inflação estrutural é um tanto semelhante às categorias acima, visto que os produtos têm seus respectivos preços encarecidos para o consumidor. No entanto, a causa dessa inflação está relacionada com problemas de infraestrutura em algum dos pontos da cadeia de produção, como na logística ou na produção.

Devido a esse transtorno, a produção em si ou a entrega dos itens é prejudicada e diminui a oferta dos mesmos para o público. Assim, os preços aumentam.

Qual é a inflação do Brasil hoje?

Para saber essa questão, é indispensável ter em mente a oscilação que esse indicador econômico apresenta. Desse modo, o valor que está em um determinado período, como em uma semana ou em um mês, poderá ser outro alguns dias depois.

No entanto, a título de curiosidade, o IPCA do último mês (agosto de 2023) foi de 0,23% e o IPCA acumulado de 12 meses foi de 4,61%, de acordo com informações oficiais do IBGE.

Como diminuir a inflação no Brasil?

O governo federal aplica um conjunto de medidas para diminuir a inflação, o que irá depender se é uma prática para curto ou longo prazo, assim como as estratégias que o governo atual utiliza para isso. Entre as medidas mais comuns para frear o aumento dos preços estão o menor estímulo ao consumo, a cobrança de impostos mais altos, a elevação de juros, a redução de gastos públicos e demais práticas econômicas.

Por que a inflação alta é ruim?

Para concluir esse artigo, vamos comentar sobre uma dúvida bastante comum que os estudantes e pessoas em geral têm: qual é o problema de a inflação estar alta? Pois bem, você viu acima que a inflação faz com que as coisas se tornem mais caras e, por consequência, a população se vê com menos poder de compra.

Tendo menos condições para comprar o que precisa, como alimentos e bens de consumo, os consumidores passam a enfrentar dificuldades, seja a fome ou a falta de qualidade de vida. Além disso, acontece o que é denominado de desvalorização da moeda.

Já para quem investe o dinheiro na moeda em questão, como o real, também pode haver uma diminuição dos rendimentos. De modo geral, a inflação alta resulta em crises para toda a população de um país.

E aí, gostou desse conteúdo? Agora que você sabe tudo sobre inflação, leia também sobre:

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter