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Programas de fidelidade: o que é e como funciona? Programas de fidelidade: o que é e como funciona?

Programas de fidelidade: o que é e como funciona?

Você sabia que existe uma estratégia de marketing comumente usada por empresas e instituições financeiras para fidelizar consumidores e fortalecer vínculos? Conhecido como programa de fidelidade, esse serviço recompensa clientes que fazem compras frequentes em uma empresa ou utilizam seus cartões de crédito.

A ideia principal é criar um relacionamento duradouro e benéfico entre a marca e o cliente. Existem diversas opções de programas de fidelidade no mercado, e para entender como funcionam, quais os tipos e os benefícios que cada um oferece, continue acompanhando esse artigo!

Como funcionam os programas de fidelidade?

Os programas de fidelidade funcionam por meio de um sistema de recompensas, que pode variar de marca para marca. Normalmente, os clientes acumulam pontos, milhas ou créditos toda vez que realizam alguma compra ou utilizam um serviço específico.

Esses pontos podem ser trocados por produtos, serviços especiais, descontos e outras vantagens oferecidas pela empresa.

Geralmente, o processo de participação consiste na inscrição do cliente no programa de fidelidade de interesse – na maioria das vezes pode ser feito online. A partir daí, cada transação realizada usando o cartão de crédito vinculado é convertida em benefícios/acúmulo de pontos. A taxa de conversão pode variar entre os programas, mas normalmente, cada real gasto equivale a um ponto acumulado.

Quais são os principais tipos de programas de fidelidade

Existem diversos tipos de programas de fidelidade, cada um com suas características e vantagens específicas, bem como seus benefícios e pontuação. Veja a seguir os quatros principais tipos!

Programa de pontos

Os programas de pontos são os mais comuns e funcionam de forma bem simples: a cada compra ou real gasto, o cliente acumula pontos.

Esses pontos podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos, como mencionamos no início desse conteúdo. Ou seja, quanto mais o cliente compra, mais pontos ele acumula e mais benefícios pode ter.

Você encontra esses programas de pontos oferecidos por lojas em varejo, supermercados, companhias aéreas e postos de gasolina.

Programas de cashback

Os programas de cashback são um dos mais atrativos, pois oferecem retorno palpável ao cliente, e o incentiva a continuar comprando na mesma loja/empresa. E como funciona? Os clientes recebem de volta parte do valor do que gastou em suas compras.

Esse valor pode ser resgatado em dinheiro, por exemplo, e utilizado para novas compras na própria loja. Em alguns casos, é possível conseguir descontos em futuras transações também.

Programas de coalizão

Os programas de coalizão permitem que os clientes acumulem e utilizem pontos em diferentes estabelecimentos e lojas. Esse serviço envolve parceria entre diversas empresas, como é o caso das companhias aéreas que se associam a uma rede de hotéis, locadora de carros e por aí vai… Neste caso, o cliente pode utilizar os seus pontos de fidelidade em qualquer uma dessas empresas parceiras.

Programas de níveis

Também conhecidos como programas de status, os programas de níveis dividem os clientes em categorias, baseados no seu nível de volume de compra.

Cada nível oferece um benefício diferente. Isso faz com que os clientes busquem sempre aumentar o seu nível de engajamento. Por exemplo, aquele que começa no “bronze”, ao acumular pontos, pode avançar para o nível “prata” e ter mais vantagens.

Quais são os benefícios dos programas de fidelidade?

Os benefícios dos programas de fidelidade podem ser variados, e as vantagens podem ser tanto para empresas quanto para os consumidores.

No caso das empresas, os programas de fidelidade podem incentivar o engajamento dos clientes, fazendo com que eles participem mais com a marca, seja através de promoções, resgate de recompensas etc., e desenvolvam um relacionamento mais próximo.

Outro ponto que também pode servir como vantagem para as empresas que oferecem programas de fidelidade, é que, ao participar, os clientes passam a fornecer informações importantes sobre seus hábitos de compra. Esses dados, futuramente, são utilizados para personalizar campanhas de marketing.

A seguir você descobre alguns benefícios dos programas de fidelidade voltados para o consumidor.

Descontos

Os clientes inscritos em programas de fidelidade podem aproveitar descontos especiais e exclusivos em produtos selecionados e em suas compras gerais. Dessa forma, o consumidor consegue economizar dinheiro.

Brindes

Alguns programas de fidelidade oferecem brindes e produtos exclusivos como recompensa de fidelidade. Eles podem incluir desde presentes simples a brindes de maior valor (isso vai depender do número de pontos acumulados ou nível que o consumidor ocupa no programa).

Entrega grátis

As compras online costumam ser mais convenientes e econômicas para os consumidores, principalmente aqueles que fazem parte de um programa de fidelidade, que costuma oferecer frete grátis como recompensa para compras realizadas através do programa.

Atendimento prioritário

O atendimento prioritário é um benefício bastante valorizado nos programas de fidelidade. Nada mais é que um tratamento especial e diferenciado para aqueles clientes inscritos no serviço. Entre eles inclui a diminuição no tempo de espera em filas de atendimento.

Essa vantagem não apenas melhora a experiência do consumidor, como também reforça a valorização e cuidado da empresa com os seus clientes.

Além desses quatro benefícios mencionados, outra vantagem que os programas de fidelidade podem oferecer aos seus consumidores é o acesso antecipado em produtos de lançamento, eventos ou promoções limitadas.

Quais são os principais programas de fidelidade

Existem diversos programas de fidelidade no mundo, alguns bem populares no Brasil. Abaixo apresentamos quatro exemplos que se destacam atualmente no mercado.

Livelo

A Livelo é um dos principais e maiores programas de recompensa do Brasil. Nele, o cliente consegue economizar pontuando em compras online através dos sites parceiros e do Shopping Livelo, e usá-los em hotéis e passagens aéreas. Além disso, pode transformar os pontos em milhas ao transferi-los para o programa de fidelidade da companhia aérea LATAM, por exemplo.

Esfera

O funcionamento do programa Esfera é, basicamente, similar ao da Livelo. Apesar de ser um serviço do banco Santander, qualquer cliente pode se inscrever gratuitamente. 

Os pontos Esfera podem ser trocados por produtos, viagens, vales-compra e até em milhas aéreas.

Smiles

A Smiles é o programa de fidelidade da companhia aérea Gol. Nela, o cliente consegue juntar milhas nos voos realizados pela própria empresa e em mais de 50 companhias parceiras. Além disso, o serviço também disponibiliza outros benefícios, como descontos em aluguéis de carro, reservas de hotéis, compra de produtos em lojas parceiras e muito mais.

Clube Extra

O Clube Extra é o programa de fidelidade da rede de supermercados Extra. Os clientes acumulam pontos a cada compra, que podem ser trocados, posteriormente, por descontos em produtos, ofertas personalizadas e outros benefícios exclusivos para quem é Cliente Clube Extra.

Agora que você sabe tudo sobre Programas de fidelidade, leia também sobre:

Texto escrito por: Prasaber
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