

Como solicitar atendimento especial no Enem?
Já começou um dos momentos mais esperados do ano, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como nos anos anteriores, o novo sistema de inscrição do Inep para o candidato está mais inclusivo.
Lembrando que a nova data do exame já foi divulgado, a primeira prova será no dia 17 de janeiro de 2021 e a segunda prova, 24 de janeiro de 2021. Já a prova digital, será aplicada no dia 31 de janeiro de 2021 e a segunda prova no dia 7 de fevereiro de 2021, segundo a decisão oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC). Acompanhe nesse post como solicitar um atendimento especial no Enem.
Neste artigo você vai encontrar:
O que é atendimento especial no Enem?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vem garantindo há alguns anos o atendimento especializado, específico e por nome social para diversos grupos da nossa sociedade. Para garantir que os direitos sejam iguais para os candidatos da prova, o Enem configura dois atendimentos especiais, sendo o especializado e o específico.
Veja também: Cronograma Enem: veja o calendário das provas!
O atendimento especial no Enem é para pessoas com surdocegueira, deficiência auditiva, baixa visão, deficiência física, autismo, discalculia, cegueira, surdez, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e deficit de atenção.
Já o atendimento específico é realizado para grávidas, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar, no qual sua escolarização se dá no interior de instituição hospitalar, na condição de estudante internado para tratamento de saúde.
Para que serve o atendimento especial no Enem?
A cada edição o Enem vem se adaptando e melhorando seus atendimentos para dar chances iguais para todos os candidatos que possuem necessidade especiais, garantindo a autonomia, segurança, conforto e equidade no maior exame educacional do Brasil.
O atendimento especial no Enem não se diz apenas aos sabastistas, deficientes físicos, idosos, gestantes e lactantes. O atendimento também atende pessoas com visão monocular, baixa visão, deficiência auditiva, deficiência intelectual, surdez, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, discalculia, autismo e em classe hospitalar.
Quem tem direito ao atendimento especial?
Existem dois tipos de atendimentos especiais para o exame o atendimento especializado e o atendimento específico. Confira abaixo o público e os recursos oferecidos para cada um deles:
Atendimento especializado
No atendimento especializado serão contemplados os candidatos abaixo:
- Possuem baixa visão;
- Cegueira;
- Visão monocular;
- Deficiência física;
- Deficiência intelectual (mental);
- Surdez;
- Surdocegueira;
- Dislexia;
- Déficit de atenção;
- Autismo;
- Discalculia (pouca habilidade em compreender e manipular números).
Para os candidatos que solicitarem atendimento especializado, serão oferecidos os seguintes recursos:
- Prova em braile;
- Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
- Prova com letra ampliada;
- Prova com letra super ampliada;
- Guia-intérprete para pessoa com surdocegueira;
- Auxílio para leitura;
- Auxílio para transcrição;
- Leitura labial;
- Tempo adicional;
- Sala de fácil acesso;
- Mobiliário acessível.
Atendimento específico
No atendimento específico são oferecidas para quem se encaixa nas especificidades abaixo:
- Gestante;
- Lactante (mulher em fase de amamentação);
- Estudante em classe hospitalar (candidato que está na condição de estudante internado para tratamento nos dias de prova);
- Idosos;
- Outra condição específica.
Os recursos oferecidos no atendimento específico, são conforme as necessidades do candidato. No próximo tópico você poderá conferir cada um deles e as necessidades de cada um candidato.
Quais os tipos de atendimento especial para o ENEM?
Existem diversos recursos de acessibilidade oferecidos pelo Inep, no Enem. Abaixo você confere cada um deles, explicando o público, necessidades e os recursos utilizados para um melhor atendimento durante o exame, confira:
Recursos de acessibilidade oferecidos
Prova ampliada: esse recurso de prova é indicado para estudantes com visão monocular ou baixa visão, as provas são impressas com fonte 24 e imagens ampliadas. Os candidatos são acomodados em salas com 12 candidatos máximo por sala ou individualmente, caso haja necessidade de auxílio de transcritor ou ledor.
Prova em braile: essa prova é voltada para deficientes visuais, estudantes com baixa visão ou visão monocular, sendo que as provas em braile são transcritas segundo um código em relevo e aplicadas em salas individuais.
Auxílio ledor: esse recurso de acessibilidade é indicado para estudantes com deficiência visual, deficiência intelectual, visão monocular, autismo, déficit de atenção, discalculia ou dislexia. O atendimento ao candidato é individual por duplas de ledores.
Auxílio para transcrição: para estudantes com impossibilidades de escrever ou preencher o cartão-resposta podem contar com a ajuda de transcritores, que atuam em dupla e com apoio de ledores. O atendimento é prestado de forma individual para alunos com deficiência visual, deficiência intelectual, visão monocular, autismo, déficit de atenção, discalculia ou dislexia.
Classe hospitalar: este recurso é apenas para pacientes que recebem formalmente aulas no interior das instituições hospitalares, sendo na condição de estudante internado para tratamento da sua saúde.
Fácil acesso: para candidatos com redução da mobilidade, flexibilidade coordenação motora ou percepção têm direito a um local de prova com acessibilidade.
Guia-intérprete: é indicado para candidatos com surdocegueira. Os profissionais com domínio da técnica de guia, tradução e interpretação são contratados para auxiliar os estudantes individualmente, em duplas.
Lactantes: para candidatas que ainda estão na fase de amamentação podem indicar um responsável legal para cuidar do bebê durante a realização da prova. Um local na prova é reservado para acomodação e para a amamentação do bebê.
Leitura labial: para candidatos com deficiência auditiva que tem a preferência para a leitura dos movimentos labiais à Língua Brasileira de Sinais (Libras), podem solicitar atendimento de profissionais capacitados, que atuarão em dupla, nas salas com até quatro candidatos.
Libras: candidatos que são usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), podem solicitar um profissional tradutor-intérprete para esclarecimento de dúvidas na leitura de palavras, orações escritas e expressões em Língua Portuguesa.
Mobiliário acessível: este recurso é disponível para cadeirantes, grávidas, obesos, entre outros. O candidato precisa indicar a necessidade de mesas, cadeiras ou carteiras sem braços, com apoio para pernas ou aproximação frontal, sendo disponibilizadas para a realização das provas com conforto e segurança.
Sala especial: nesta opção, é indicado para estudantes com doenças infectocontagiosas. O recurso deve ser solicitado no dia do exame, é ideal que o candidato se apresente com antecedência.
Como solicitar o atendimento especial no Enem?
Documentos necessários
Para solicitar o atendimento especial, será necessário que o candidato comprove seu diagnóstico. Na solicitação do atendimento especializado, é obrigatório fazer uma descrição da condição e o número do CID (Classificação Internacional de Doença), já no específico, é necessário o laudo médico comprobatório.
O portal aceita somente documentos no formato PDF, JPG ou PNG, sendo no tamanho máximo de 2 MB e precisa ser enviado no ato da inscrição, pois não será possível solicitar o envio desses documentos após o término do período de inscrição do Enem.
Prazo para a solicitação
O prazo para solicitar o atendimento especial no Enem 2020 é conforme o período de inscrição, de 11 a 22 de maio.
Como fazer a solicitação de pedido de atendimento especial?
Para solicitar o atendimento especial, o estudante deve acessar o sistema de inscrição do Enem e selecionar a aba atendimento e informar o tipo de deficiência, condição especial ou atendimento específico.

E no próximo passo, será necessário anexar um documento que comprove seu atendimento especial, lembrando que os laudos devem conter o nome completo do candidato, carimbo e identificação do médico responsável com o número do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O que fazer se a solicitação de atendimento especial for reprovada?
Se a solicitação for reprovada, o candidato será informado pelo e-mail cadastrado e com isso terá apenas mais três dias para enviar outros documentos que comprovem realmente a sua condição. Caso o estudante tenha a solicitação negada novamente, não será possível ter acesso ao atendimento especial solicitado.
Texto escrito por: PRAVALER