Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Cronograma de estudos Enem 2025: guia completo de preparação Cronograma de estudos Enem 2025: guia completo de preparação

Cronograma de estudos Enem 2025: guia completo de preparação

O momento de realizar a prova do Enem é muito importante, já que ela mobiliza projetos de futuro, sonhos e é a principal porta de entrada para os mais variados cursos de ensino superior nas universidades públicas do país.

Se você ainda precisa montar um cronograma de estudos para o Enem 2025, esse artigo vai te auxiliar a entender as principais informações que vão te levar a uma preparação mais eficiente, buscando o aproveitamento do seu tempo de maneira otimizada.

Vamos te apresentar os benefícios de um cronograma para o Enem 2025, as plataformas voltadas para a organização de conteúdos, os tipos de cronograma, e os temas mais importantes para os seus estudos.

Vamos lá? Boa leitura.

Por que um cronograma de estudos é essencial para o Enem em 2025?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é anualmente realizado por milhões de estudantes brasileiros, que buscam novas oportunidades ao se matricularem nos cursos de nível superior distribuídos por todo o país. As vagas são organizadas de acordo com os sistemas de seleção do Enem.

Em muitas situações, os candidatos não conseguem organizar uma rotina de estudos eficientes, graças à grande quantidade de conteúdos que precisa ser estudada num curto período de tempo. Além disso, há receios sobre quais temas são mais ou menos importantes, e dificuldades em adotar uma rotina.

Para provas extensas da magnitude do Enem, um cronograma de estudos é essencial para assegurar um processo de preparação consciente, que leve em conta a disponibilidade de tempo do estudante, e as estratégias para otimizá-la.

Benefícios do cronograma de estudos

Você já deve ter se perguntado se um cronograma de estudos realmente é efetivo para melhorar o seu rendimento, tanto nos estudos mais cotidianos, quanto na preparação para provas como a do Enem.

Um cronograma de estudos serve, primeiramente, para ordenar o processo de preparação do candidato. Sabe-se que há uma grande gama de conteúdos, para um vasto número de áreas a que se deve estudar para a prova do Enem.

Dentro de uma rotina, o processo de preparação pode ser muito desafiador. Portanto, os benefícios de adotar um cronograma de estudos incluem:

  • Aumento da produtividade no momento dos estudos
  • Otimização do tempo destinado aos estudos
  • Melhora na concentração nos temas
  • Gestão consciente do tempo e da rotina
  • Desempenho superior na realização de testes e simulados

Esses são só alguns dos possíveis ganhos ao adotar uma rotina mais consciente nos estudos. Além disso, com a organização, você pode entrar no controle de um processo que vai impactar diretamente no seu futuro.

Até aqui, falamos sobre os motivos e benefícios de montar um cronograma de estudos. Você deve estar se perguntando, afinal, como é possível montar o seu para se preparar para o Enem 2025. Na continuidade do artigo, vamos te dar as principais dicas para você se organizar melhor!

Como montar o cronograma de estudos para o Enem 2025

Há várias formas de montar um cronograma de estudos para o Enem 2025. Antes de tudo, você deve se fazer algumas perguntas básicas que vão te guiar nesse processo:

  • De quantas horas de estudo eu disponho por dia?
  • Qual será o meu ambiente de estudos?
  • Qual o meu limite para manter a produtividade e qualidade nos estudos?
  • Quais são os assuntos de maior dificuldade?
  • Quanto tempo de lazer eu terei por semana?

Ao responder essas perguntas, você terá noção da quantidade de tempo a ser dedicada para os estudos, dentro da sua rotina, sem deixar de levar em conta processos importantes, como o lazer e o descanso das atividades.

Muitas vezes, os candidatos podem pensar que devem saturar todas as horas disponíveis de um dia para os estudos de preparação. Essa estratégia pode ter o efeito contrário, ainda mais quando se torna uma obrigação maçante.

Dicas de plataformas para montar o cronograma

Algumas plataformas podem ser muito úteis para quem deseja iniciar o planejamento nos estudos. Na internet, uma gama de sites e aplicativos se voltam para esse objetivo, apresentando interfaces intuitivas, com o objetivo de apoiar o usuário.

A plataforma gratuita My Study Life permite que o estudante monte uma agenda com tarefas, simulados e temas de estudo, a serem cumpridos. A interface relembra o estudante das tarefas ainda pendentes, e pode enviar notificações para lembrar de prazos e horários.

Uma outra opção gratuita é o aplicativo Egenda, em que o estudante monta um calendário nas datas em formato de agenda. É possível fazer esse calendário de forma detalhada, o que garante notificações recorrentes sempre que alguma data importante estiver próxima.

Uma terceira opção, disponível tanto no formato de plataforma, quanto de aplicativo, é o iStudiez. Neste site, o estudante pode cadastrar a data de suas sessões de estudo, provas de simulado, notas escritas no momento do acesso às teorias, e mesmo uma lista de contatos importantes.

Adaptação do cronograma

Existem diversos tipos de cronograma, e você pode classificar ou definir o seu de acordo, entre outros fatores, com a quantidade de tempo à sua disposição para a preparação. Nunca é tarde demais para começar, mas a fase em que você se encontra deve ser pensada de maneira estratégica.

Em períodos em que há mais tempo disponível, é possível fazer um processo mais espaçado e constante, em que a dedicação de tempo é menor, para garantir a qualidade de apreensão dos conteúdos em todas as disciplinas.

Já nos períodos em que o tempo está mais apertado, o estudante deve fazer adaptações, selecionar os conteúdos mais estratégicos, e selecionar apenas aqueles que são essenciais para garantir um resultado satisfatório, isso inclui estudar menos o que já se tem muito domínio, e explorar as maiores dificuldades para reverter esse ponto fraco.

Vamos conhecer, agora, detalhes sobre cada tipo de cronograma.

Veja também: você sabe o que atrapalha os estudos? Veja como vencer a procrastinação

Cronograma extensivo

O cronograma extensivo é uma opção para aqueles que dispõem de maior quantidade de tempo para a preparação ao exame, incluindo aqueles que começam a se preparar muitos meses antes da realização da prova.

Esse tipo de cronograma considera, principalmente, os temas mais cobrados, e aqueles que podem agregar saberes e conhecimentos essenciais para o desenvolvimento das melhores estratégias na realização de provas.

Como o cronograma extensivo é pensado para um período extenso de tempo, o estudante deverá dividir o seu tempo até o  máximo de 52 semanas de estudos, o que considera um ano ou mais de preparação ao todo.

A ideia de divisão das 52 semanas é que pelo menos 10% desse tempo, na reta final dos estudos, seja focado exclusivamente na resolução de exercícios e realização de simulados. Em 90% do tempo, a preparação pode ser dividida entre aulas teóricas, leituras e exercícios.

Recomenda-se que as tarefas de estudo sejam concluídas em até três horas por dia, uma estimativa de tempo necessária para a organização, de modo que o estudante possa continuar desempenhando suas demais atividades diárias normalmente.

Cronograma semiextensivo

Um cronograma semiextensivo é o mais comum entre os que se preparam para a prova do Enem. Isso porque muitas vezes os estudos começam nos seis meses que antecedem a prova, de maneira um pouco mais intensa que os cronogramas mais largos e espaçados.

Recomenda-se que os estudos sejam divididos, no caso de um cronograma semiextensivo, dentro de um período de até 22 semanas, que pode ser aumentado ou encurtado de acordo com o tempo disponível.

Nesse tipo de cronograma, a distribuição de conteúdos entre as disciplinas é mais seletiva, eliminando os assuntos que possuem a menor probabilidade de aparecerem nas provas como a do Enem 2025. Assim, é possível acessar mais assuntos dentro de um menor período de tempo.

Além disso, recomenda-se que as últimas semanas sejam dedicadas às revisões dos principais conteúdos para a sua área específica. Isso é, para aqueles que desejam cursos mais voltados para a área das ciências e da saúde, a maior ênfase é nas revisões e resumos das disciplinas como Biologia, Física e Química.

Nas últimas semanas de um cronograma semiextensivo, também é maior a presença de provas simuladas e exercícios de fixação. O importante é que o candidato consiga treinar a realização das questões dentro do tempo disponível para cada uma, além de desenvolver uma preparação física e mental.

Cronograma intensivo

O cronograma intensivo é o ideal para quem escolhe ou precisa se preparar nas semanas imediatamente anteriores à realização da prova. Isso pode acontecer de diversas maneiras, desde baixa disponibilidade de tempo, até um início mais tardio na preparação.

Assim, em comparação com os outros tipos de cronograma, o tempo de preparação é bem mais reduzido. Em média, os cronogramas intensivos duram até 10 semanas, e o enfoque principal é na revisão dos conteúdos essenciais para cada disciplina. Essa revisão acontece a partir da realização de questões.

Diferentemente do que ocorre nos outros tipos de cronograma, a prioridade do estudo intensivo é realizar a revisão de temas junto com a realização do maior número de questões que seja possível, num esforço para diminuir os efeitos do tempo já corrido de preparação.

Além disso, o candidato deve adaptar o cronograma às suas aptidões. Caso tenha mais facilidade nos temas de História e consiga fazer as revisões em menos tempo, é essencial que você adapte seus horários, de modo a deslocar a atenção para aqueles temas que demandam mais tempo de preparação.

Não deixe de explorar a melhor opção para a sua realidade, ponderando entre quais dos tipos de cronogramas podem ser mais adequados nesse momento. Depois disso, veja modelos disponíveis na internet para estruturar essa etapa de preparação ao Enem 2025.

Veja também: conheça os melhores Podcasts para estudar!

Principais disciplinas e temas para o Enem 2025

Afinal, quais são as principais disciplinas e temas para o Enem 2025? Todo tipo de disciplina é importante para a prova, mas no decorrer dos anos, alguns assuntos ganham mais destaque que outros. Nesta seção, vamos te apresentar os tópicos de prioridade em cada disciplina.

Quais tópicos priorizar em cada disciplina

Você já deve saber que a prova do Enem divide a disciplina em grandes blocos. Assim, para cada disciplina enquadrada nesses blocos, há uma lista de temas mais importantes.

Linguagens e códigos:

  • Português e Literatura: Funções da linguagem, figuras de linguagem, interpretação de textos, literatura brasileira e gramática.
  • Língua estrangeira – inglês ou espanhol: Compreensão de textos, figuras e termos da língua estrangeira.

Ciências humanas:

  • História: História do Brasil, Era Vargas, Ditadura Militar, Movimentos Sociais, Guerras Mundiais.
  • Geografia: Meio ambiente, cartografia, biomas, globalização, blocos econômicos.
  • Filosofia e Sociologia: Política, filósofos, ética, teorias sociais.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Biologia: Células, seres vivos, ecologia, genética, seres humanos, fisiologia humana.
  • Química: Reações químicas, química inorgânica, química orgânica, estequiometria, isomeria, fenômenos químicos, separação de misturas.
  • Física: Mecânica, termodinâmica, cinemática, eletromagnetismo.

Matemática:

  • Porcentagem, logaritmo, razão e proporção, regra de três, análise combinatória, estatística, geometria, funções.

Outros temas pontuais podem aparecer em cada prova, ainda que o enfoque esteja nesta lista. Por isso, não deixe de explorar a maior quantidade de conteúdos dentro da lógica do seu cronograma.

Recursos gratuitos e materiais de apoio para o Enem 2025

Há diferentes formas de se preparar de maneira gratuita para o Enem 2025. Diversas secretarias de educação espalhadas por todo o Brasil disponibilizam apostilas de conteúdos gratuitos, das quais você pode extrair diferentes pontos teóricos, questões e resumos para seus estudos.

O Pravaler disponibiliza diferentes planos de estudos para auxiliar essa etapa de preparação. Atualmente, temos planos para você montar os seus cronogramas em Biologia, Geografia, Matemática, Sociologia, Física, História, Química e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Para além dos planos de estudos, é de suma importância treinar os seus conhecimentos com os simulados Enem. O Pravaler disponibiliza para você os simulados de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Não deixe de montar seus estudos com os recursos gratuitos do Pravaler! Assim, você se prepara com maior consciência, torna o processo de preparação para o Enem 2025 mais efetivo, e garante que conseguirá passar por essa fase da melhor maneira possível, dosando os momentos de foco com o descanso e o lazer.

Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Texto escrito por: Prasaber
Compartilhar
Categoria: EnemPra saber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados