Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Comércio Exterior: saiba como se tornar um profissional da área Curso de Comércio Exterior: saiba como se tornar um profissional da área

Curso de Comércio Exterior: saiba como se tornar um profissional da área

No mundo de hoje, onde tudo está conectado e o comércio entre países é super importante, o curso de Comércio Exterior se destaca como uma escolha certa para quem quer entender como funciona o mercado global. É uma ótima chance para descobrir como empresas de diferentes partes do mundo fazem negócios entre si, e se você tem aptidão em argumentar e negociar, talvez esse curso seja para você!

Não pense que a graduação em Comércio Exterior é só teoria. Durante o curso, o estudante consegue aprender na prática como negociar e organizar o transporte de mercadorias pelo mundo todo, além de compreender as leis de diferentes países e prever riscos que possam surgir. 

A verdade é que a carreira em Comércio Exterior é uma profissão que desafia os profissionais todos os dias, e se você se sente preparado para ir longe, continue nesse conteúdo. Aqui vamos descobrir juntos como funciona essa graduação, quanto tempo dura, quanto custa e muito mais! Vamos nessa? Boa leitura!

O que faz um profissional de Comércio Exterior?

O profissional de Comércio Exterior pode desempenhar uma variedade de funções, e isso é o que faz essa uma carreira bastante promissora. Todas elas têm um único objetivo: facilitar o comércio global. 

A negociação internacional é uma das principais áreas de atuação de um profissional de Comércio Exterior. É ele o responsável por negociar contratos e acordos comerciais que envolvem a compra e venda de mercadorias entre diferentes países. 

Há também os campos de logística internacional, onde o profissional gerencia de forma eficiente mercadorias e informações através das fronteiras internacionais, com foco em buscar transportes adequados para reduzir custos e tempo de entrega. 

Setor de gestão de risco, análise de mercado e conformidade regulatória são outras funções que um profissional formado em Comércio Exterior pode desempenhar. Vale pontuar que investir em uma especialização e curso de pós-graduação é essencial, se o seu objetivo é seguir em uma única área dentro da profissão e ganhar destaque no mercado de trabalho.

Como é a graduação em Comércio Exterior

A graduação em Comércio Exterior é um curso superior que capacita profissionais para atuarem no comércio internacional, gerenciarem operações de importação e exportação de bens e serviços. 

Durante a faculdade, os estudantes são preparados para planejar e coordenar, analisar mercados e identificar oportunidades de negócios, gerir processos logísticos e aduaneiros, negociar contratos, garantir a conformidade com regulamentações internacionais e muito mais.

Em relação ao mercado de trabalho e onde os profissionais de Comércio Exterior podem atuar, destacamos: empresas de importação e exportação, indústrias multinacionais, instituições financeiras, órgãos governamentais e organizações internacionais, consultorias e assessorias em comércio internacional.

Veja também: conheça as 5 áreas do Comércio Exterior mais bem pagas

Qual a duração do curso de Comércio Exterior?

O curso de Comércio Exterior tem duração de 3 a 4 anos, dependendo da instituição de ensino e da grade curricular. Vale destacar que com uma pós-graduação, a formação completa pode durar de 4 a 6 anos. 

Quais são as matérias do curso de Comércio Exterior?

O conteúdo programático do curso de Comércio Exterior varia de uma instituição de ensino superior para outra. Mas no geral, todas devem apresentar disciplinas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC), que incluem:

  • Direito Internacional e Aduaneiro: estuda normas e regulamentações que governam o comércio internacional, como impostos e tarifas.
  • Economia Internacional: estuda as teorias e políticas econômicas que afetam o comércio entre países.
  • Finanças Internacionais: aborda a gestão de recursos financeiros em operações internacionais, câmbio e investimentos.
  • Gestão de Comércio Exterior: estuda o planejamento e execução de atividades relacionadas ao comércio global.
  • Logística e Cadeia de Suprimentos: abrange a gestão de fluxo de mercadorias, desde o fornecedor até o consumidor final.
  • Marketing Internacional: aborda toda a parte de estratégia de marketing aplicada em mercados internacionais.
  • Negociações Internacionais: estuda técnicas e estratégias para negociar contratos e acordos internacionais. 
  • Matemática Financeira: faz parte do núcleo básico e ensina cálculos financeiros, taxas de juros e amortização.
  • Relações Internacionais: foca na análise das relações políticas e econômicas entre países.
  • Gestão de Projetos: aborda planejamento, execução e controle de projetos no contexto do comércio exterior.

Além do conteúdo teórico, a grade curricular do curso de Comércio Exterior também conta com disciplinas práticas, que é o momento em que o estudante consegue colocar em prática aquilo que aprendeu em sala de aula. 

O estágio supervisionado, por exemplo, é a experiência prática do aluno em empresas ou organizações que atuam no comércio exterior. Normalmente é remunerado. Assim como o estágio, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também é obrigatório, e deve ser entregue no final do curso. A carga horária vai depender de cada instituição de ensino da grade de cada instituição de ensino superior. 

Quanto custa fazer o curso de Comércio Exterior?

E quanto custa fazer o curso de Comércio Exterior? O valor dessa graduação varia de acordo com diversos fatores, entre eles a instituição de ensino. Normalmente, as faculdades mais renomadas do mercado costumam apresentar mensalidades mais altas.

Outros aspectos como modalidade de ensino, localização geográfica e turno, também influenciam no valor do curso de Comércio Exterior. No geral, o formato EAD (ensino a distância) apresenta valores mais em conta, isso porque as instituições de ensino não precisam manter grandes infraestruturas e espaços físicos, como salas de aula. Ou seja, a redução de despesas faz com que o ensino a distância seja mais acessível. Isso não quer dizer que a qualidade seja inferior, longe disso! 

Dito isso, é possível encontrar mensalidades a partir de R$ 200.

A boa notícia é que hoje você pode contar com diversos métodos que facilitam o ingresso no ensino superior, como o Pravaler, modelo de financiamento estudantil privado em que permite os estudantes pagarem suas mensalidades de forma parcelada, com maior flexibilidade financeira. E o melhor: a contratação é totalmente online e pode ser feita em qualquer época do ano. Demais, não é mesmo? 

Que tal não perder mais tempo e simular, agora mesmo, o seu financiamento estudantil para o curso de Comércio Exterior? Conte com o Pravaler para começar essa jornada incrível!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter