Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Tudo sobre Fellowship em Medicina Tudo sobre Fellowship em Medicina

Tudo sobre Fellowship em Medicina

Um fellowship em medicina é uma excelente oportunidade para quem quer se diferenciar na carreira de medicina e se tornar autoridade em sua área de atuação. Os programas oferecem oportunidades para médicos se especializarem em diversas áreas.

Quer saber mais sobre os programas de fellowship em medicina?

É só continuar lendo este artigo!

O que é fellowship em medicina?

Se você está investindo na carreira médica, com certeza já deve ter ouvido falar do assunto. Mas você está por dentro do que significa o termo?

Fellowship, Programa de Complementação Especialidade (PCE), ou apenas fellow é um programa de especialização realizado em algumas áreas da saúde, principalmente em medicina. O termo tem origem britânica e hoje geralmente os programas de Fellowship oferecem bolsas de estudos para os interessados.

Além de existirem opções de fellowship no Brasil, também existem nos Estados Unidos, Canadá e outros países. Para oferecer um fellow, o hospital deve possuir alguma tecnologia específica, o que chama a atenção de médicos brasileiros que querem se especializar em áreas menos exploradas no Brasil. Esses programas também costumam ser oferecidos em instituições com muito incentivo à pesquisa, com técnicas pouco utilizadas em hospitais convencionais e desenvolvimento de procedimentos inovadores. Se escolher realizar um fellowship fora do Brasil, essa também pode ser uma excelente oportunidade para realizar um intercâmbio, morar fora e fazer networking com colegas de trabalho de outros países!

Leia mais: Medicina fora do Brasil: saiba como estudar no exterior

Quais são as vantagens de investir em um fellowship?

O profissional que decide investir em um fellowship está investindo em sua carreira! É inegável que o programa oferece mais experiência na sua área de atuação, diferenciando o médico dos concorrentes, mas o fellow também garante mais vantagens:

  • mais habilidade de atendimento aos pacientes;
  • profundo conhecimento prático;
  • enriquecimento do currículo;
  • reforço da reputação profissional e acadêmica do estudante;
  • aumento de oportunidades profissionais;
  • aumento do networking profissional

O fellowship em medicina é uma grande diferenciação acadêmica e profissional, principalmente para quem deseja se especializar nas áreas mais concorridas da profissão. Confira algumas delas:

  • clínica médica;
  • pediatria;
  • cirurgia geral;
  • ginecologia e obstetrícia;
  • anestesiologia;
  • ortopedia e traumatologia

Prv_cta_medicina_3

Qual a diferença entre fellowship e residência?

“Já fiz residência em minha área de atuação, é preciso fazer também um fellow?” Essa é uma pergunta comum para quem está buscando mais informações sobre o Programa de Complementação Especializada (PCE).

As especializações não são iguais e não substituem uma à outra! O fellowship é considerado uma subespecialização dentro de uma área de atuação, realizada após a Residência. É uma oportunidade para se tornar altamente qualificado dentro de uma área e se diferenciar bastante de outros estudantes. Assim como a Residência, o processo de aprovação para entrada em um fellowship também requer muita dedicação!

Confira mais diferenças entre as especializações:

Residência

A residência médica oferece estudo e prática abrangente sobre a especialidade e pode ser cursada por quem já tem alguma especialização. Quem entra na residência já é considerado um médico graduado, mas ainda generalista. É com o título da residência que o médico se torna um especialista em sua área de atuação. A especialização pode ter duração de 2 até 5 anos.

Fellowship

O fellowship é cursado por quem deseja se especializar em uma sub-área de atuação, sendo possível de ser realizado após a residência. Os fellows, assim chamados os médicos participantes do programa, têm mais autonomia do que os residentes e podem comandar equipes e tomar decisões complexas, mas aprendem com médicos mais experientes e passam por estudos avançados, treinamentos clínicos, conferências e atividades de pesquisa.

Veja também: Conheça as 10 áreas da Medicina mais bem pagas do mercado

Quanto tempo dura e quanto custa um fellowship em medicina?

A duração de um fellowship em medicina varia da instituição de ensino escolhida e da sua própria trajetória no programa. Em geral, o programa dura no mínimo 1 ano e pode chegar até 3 anos de duração.

Um programa de fellowship em medicina pode ser pago ou oferecer bolsa de estudo para os estudantes que mais se destacarem. O valor varia de acordo com o curso, mas pode ser desde gratuito até algumas dezenas de milhares de reais, a depender da sub-especialização escolhida.

Como conseguir fellowship em medicina?

O processo de entrada em um programa de fellowship em medicina é bastante concorrido, mas com dedicação você chega lá! O processo seletivo geralmente inclui:

  • análise de currículo acadêmico;
  • comprovação de experiência clínica;
  • cartas de recomendação;
  • entrevistas;
  • domínio do inglês (para fellowship em país de língua inglesa)
  • pesquisas já publicadas ou currículo Lattes

Antes de se inscrever em alguma instituição, observe se ela atende aos seus requisitos de excelência. Avalie:

  • reputação no mercado;
  • compromisso com inovação;
  • investimento em tecnologia e pesquisas;
  • parcerias;
  • qualidade do ensino;
  • possibilidades de networking

Algumas instituições brasileiras que oferecem o programa são:

  • USP-SP;
  • Idomed;
  • Mandic;
  • USP – Ribeirão Preto;
  • Albert Einstein;
  • Beneficência Portuguesa de São Paulo;

O processo de seleção acontece anualmente, priorizando o ingresso dos alunos no mesmo dia em que os médicos residentes: 01 de março. Fique sempre de olho nos sites das instituições em que tiver interesse para não perder nenhum prazo de inscrição ou outra notícia importante, principalmente se você estiver pleiteando alguma bolsa de estudos.

Como fazer fellowship em medicina nos EUA?

Para quem quer fazer fellowship em medicina nos Estados Unidos o processo é um pouco diferente. Nos EUA, existem dois tipos de fellowship em medicina: o Clinical Fellow e o Research Fellow. O primeiro refere-se ao que conhecemos como fellowship por aqui. Já o segundo é específico para quem vai entrar para a área de pesquisa.

Se você escolher a primeira opção, além de comprovar proficiência no inglês por meio de testes como o TOEFL-M ou o IELTS e já ter cursado ao menos um ano de residência médica, você também terá que revalidar o seu diploma de medicina para que possa atuar nos EUA. Para fazer isso é necessário passar no exame United States Medical Licensing Examination (USMLE).

O exame tem três etapas, e só após a aprovação é possível enviar sua candidatura para a Universidade escolhida. Recomenda-se que você envie para o máximo de opções possível, priorizando universidades de boa qualidade, que tenham tradição de receber estrangeiros e que possuam a sub-especialização em que quer atuar.

Já quem se inscreve para o Research Fellow não precisa passar pelo processo de revalidação do diploma médico nos Estados Unidos. O aprovado no Research Fellow atuará apenas dentro do hospital do programa, sob supervisão. Ainda assim, é necessário comprovar a proficiência no inglês.

Como fazer fellowship em medicina na Europa?

Também é possível fazer fellowship em medicina na Europa, mas as regras variam de país para país, por isso, é necessário mirar no país ou instituição em que se quer aplicar para buscar as regras, informações e prazos de processo seletivo adequados a cada opção. Em alguns casos, não é necessária a revalidação do diploma. Vale lembrar que é bastante provável que seja necessária, também, a comprovação de proficiência no Inglês ou na língua nativa do país a sua escolha. Por isso, não perca tempo e comece já a se preparar!

No blog Pra saber você fica por dentro de tudo sobre o universo da educação: vestibulares, processos seletivos, bolsas de estudo e sobre os principais programas de governo: Enem, Sisu, Prouni e muito mais! E se você quer investir na sua carreira em medicina, saiba que você pode contar com o Pravaler, o maior financiamento estudantil privado do Brasil. Com o Pravaler é possível financiar o seu curso de graduação, pós-graduação e até um intercambio.

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: Prasaber
x

Estude Medicina pagando menos por mês com o Pravaler.

Aproveite as vantagens do financiamento estudantil e faça o curso que você sempre sonhou.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter