

Qual a nota de corte para Odontologia em 2025?
Os estudantes que estão se preparando para ingressar no curso de Odontologia, precisam saber uma informação fundamental: a nota de corte que esse curso exige nos principais processos seletivos. Isto é, a pontuação mínima que precisa ser obtida nos exames para conseguir a sua tão desejada vaga nas instituições de ensino superior.
Se esse é o seu caso e você está dedicando horas entre estudos e simulados, continue lendo para descobrir qual nota mínima para passar em Odontologia pelo Enem, assim como em outros programas que fornecem bolsas de estudo ou financiamento estudantil, a fim de ficar por dentro se o seu desempenho está dentro do ideal para essa graduação.
Neste artigo você vai encontrar:
É difícil passar em Odontologia?
Passar em Odontologia pode ser desafiador, pois é um curso bastante concorrido e exige dedicação e esforço, desde o processo de se preparar para os vestibulares. Isso porque, além de uma boa base em disciplinas como biologia, química e física, o curso exige habilidades práticas, já que a Odontologia envolve técnicas manuais e contato direto com pacientes.
A aprovação no vestibular para Odontologia, especialmente em universidades públicas, tende a ser difícil devido à alta demanda e à concorrência acirrada. Mas, com planejamento e disciplina, é possível passar e ter sucesso.
Para isso, foque em estudar as disciplinas principais para esta graduação e que têm mais peso nos vestibulares, como são as de Ciências Humanas e Biológicas. Dessa forma, o seu desempenho poderá ser acima da pontuação dos demais concorrentes.
Como a nota de corte é calculada?
Também conhecida como pontuação mínima, a nota de corte é a quantidade de pontos que você precisa fazer para estar dentro da seleção de candidatos dos programas governamentais ou dos vestibulares tradicionais. Por exemplo, a nota do exame vai de 0 a 1.000, mas é preciso ter 650 para estar acima da “régua” que irá escolher os estudantes.
A nota de corte é calculada com base em uma série de fatores, principalmente no desempenho dos candidatos e nas condições específicas do vestibular ou do processo seletivo, como o Enem. Dessa forma, há como fazer uma delimitação de quais estudantes irão seguir para as próximas etapas de seleção.
Para o caso do curso de Odontologia, que é um curso altamente concorrido, a nota de corte tende a ser mais alta, e tem como fatores principais que influenciam a nota de corte desse curso o que explicamos a seguir:
Número de vagas
A quantidade de vagas disponíveis para o curso de Odontologia em uma determinada universidade influencia diretamente a nota de corte. Se houver poucas vagas, a concorrência será maior e, portanto, a nota de corte será mais alta.
Desempenho dos candidatos
A nota de corte é ajustada com base nas notas dos candidatos que se inscrevem para o curso. Se a maioria dos candidatos tem um desempenho elevado, a nota de corte será mais alta. Isso acontece porque a universidade precisa selecionar os melhores candidatos dentro do número de vagas oferecido.
Concorrência
Odontologia é um dos cursos mais concorridos, principalmente em universidades públicas. Isso significa que muitos candidatos disputam um número relativamente pequeno de vagas, elevando a nota de corte. Além disso, o curso de Odontologia tende a atrair candidatos com excelentes desempenhos no Enem e nas provas de vestibulares.
Peso das provas
Se o vestibular for baseado no Enem, o peso de cada área do conhecimento (como Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas) impacta a nota de corte. O curso de Odontologia exige um bom desempenho em matérias como Biologia, Química e Física, que são fundamentais para a formação na área.
Sistemas de cotas
Em universidades públicas, a aplicação de sistemas de cotas (para candidatos negros, indígenas, alunos de escolas públicas, entre outros) pode influenciar a nota de corte. Isso ocorre porque a pontuação necessária costuma ser diferente para os candidatos que se enquadram nos critérios de cotas, geralmente sendo mais baixa para esses grupos, o que impacta na nota de corte geral do curso.
Modalidade de ingresso
A modalidade de ingresso, seja pelo vestibular tradicional ou pelo Enem (com a nota gerada para programas como o Sisu, Prouni ou Fies), também impacta na nota de corte. Cada sistema pode ter exigências específicas que resultam em notas de corte diferentes e é uma informação em que você deve prestar atenção.
Ano de inscrição
Por fim, a cada novo processo seletivo, a nota de corte pode variar, dependendo do número de candidatos inscritos, do desempenho da turma e das particularidades daquele ano, junto com os fatores comentados acima.
Qual a nota de corte para Odontologia?
Para saber qual é a pontuação mínima e qual a menor nota de corte para Odontologia, por exemplo, você pode buscar em sites específicos para pré-vestibulandos ou ainda consultar qual foi o número de pontos exigidos nos anos anteriores no histórico dos vestibulares. Dessa forma, é possível ter uma ideia de como será no próximo período de seleção.
Mas, de qualquer forma, as notas de corte para o curso de Odontologia variam conforme o programa de ingresso (Enem, Sisu, Prouni, Fies) e a instituição escolhida. Abaixo, apresentamos uma visão geral das notas de corte para cada programa, com base em dados recentes.
Nota de corte do Enem para Odontologia
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como critério para ingresso em diversas instituições de ensino superior. A nota de corte para Odontologia pelo Enem pode variar significativamente entre as universidades.
Por exemplo, há instituições de ensino superior que tiveram uma nota de corte de 450 pontos, enquanto outras registraram a maior nota de corte por volta de 747 pontos.
Nota de corte do Sisu para Odontologia
E qual é a nota de corte para Odontologia no Sisu? O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utiliza as notas do Enem para oferecer vagas em instituições públicas. As notas de corte do Sisu para Odontologia são atualizadas diariamente durante o período de inscrição e dependem da demanda e do número de vagas disponíveis.
Por isso, uma dica é a de acompanhar as atualizações no site oficial do Sisu para obter informações precisas.
Nota de corte no Prouni para Odontologia
Já o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas com base nas notas do Enem, também tem uma nota de corte para Odontologia pelo que varia conforme a instituição.
Por exemplo, a menor nota de corte em Odontologia no Prouni registrada foi de 450,28 pontos na Faculdade Herrero, em Curitiba, enquanto a maior foi de 747,80 pontos na Faculdade do Espírito Santo.
Nota de corte do Fies para Odontologia
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece financiamento para cursos em instituições privadas. As notas de corte para Odontologia pelo Fies também variam conforme a instituição e a região.
Para ilustrar, na Paraíba, a nota de corte para Odontologia no Fies para a Universidade Brasil foi de 461,62 pontos, enquanto outras instituições apresentaram notas entre 500 e 600 pontos.
Qual faculdade tem a menor nota de corte para Odontologia?
De acordo com os históricos mais recentes disponíveis nos sites para pré-vestibulandos ou de programas governamentais, a Faculdade Herrero foi a instituição de ensino superior com a menor nota de corte para Odontologia, sendo de 450,28 pontos pelo Prouni. Ou seja, apenas 0,28 acima da pontuação mínima já exigida pelo programa.
Mas, vale lembrar que as notas de corte podem variar a cada edição dos programas de seleção, conforme a demanda e o desempenho dos candidatos.
Por isso, a nossa recomendação continua sendo a de consultar os sites oficiais do Enem, Sisu, Prouni e Fies para obter informações atualizadas sobre as notas de corte e os critérios de seleção. Afinal, as notas mencionadas acima se referem a processos seletivos anteriores e servem apenas como referência.
Para estudar Odontologia com sucesso e sem mensalidades que apertam o seu orçamento, conte com o financiamento estudantil do Pravaler. Nós temos as menores parcelas possíveis para você estudar com as finanças organizadas. Faça a sua simulação com a gente e saiba mais!
Texto escrito por: Prasaber