Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Carreira fiscal: saiba o que é e como começar na área Carreira fiscal: saiba o que é e como começar na área

Carreira fiscal: saiba o que é e como começar na área

A carreira fiscal está relacionada com um dos concursos mais procurados pelos profissionais que desejam ingressar no serviço público. Além dessa forma de atuação, diversas empresas têm vagas para o trabalhador da área fiscal por ser um papel fundamental para o bem-estar da organização.

Iremos explicar sobre como ingressar na carreira fiscal para você que está dando os passos iniciais nessa jornada ou se apenas quer saber como funciona para tirar possíveis dúvidas. Vamos juntos? Continue lendo e saiba mais.

O que é carreira fiscal?

Pode-se dizer que a carreira fiscal se conecta com o setor de contabilidade das empresas ou órgãos públicos. Isso porque o profissional da área fiscal é responsável por verificar se a organização está seguindo as leis, como o pagamento correto dos tributos (IPTU, ICMS, Imposto de Renda etc.).

Com isso, para ter sucesso na carreira fiscal, se faz necessário ter o preparo para lidar com burocracias, legislações, assim como acompanhar as mudanças nas leis relacionadas com essa área e com a empresa em que atua, e adquirir conhecimentos tanto tributários quanto contábeis.

Além das diversas possibilidades de atuação em cargos da carreira fiscal, essa profissão se tornou atraente há alguns anos por causa de sua alta remuneração. Dependendo de alguns fatores (local do trabalho, cargo, nível de experiência e outros), o salário chega até a 20 mil reais.

Quais são as áreas fiscais?

As áreas fiscais são realmente bastante variadas, já que qualquer empresa necessita de alguém para olhar para as legislações e cumprimento das mesmas. Alguns exemplos são: tribunais, escritórios de contabilidade, Secretarias Estaduais de Fazenda, Receita Federal, entre outras.

O que estudar para trabalhar no setor fiscal?

Se tem um atrativo que constantemente faz com que centenas de profissionais queiram trabalhar na carreira fiscal, é o fato de aceitar diferentes cursos de formação. Por se tratar de uma atuação multidisciplinar, não há apenas uma graduação permitida para atuar nesse emprego.

Você verá abaixo quais são os cursos mais relacionados com o trabalho feito no setor fiscal, visto que são áreas de conhecimento ligadas aos conhecimentos necessários no dia a dia desta profissão.

Administração

O curso de Administração costuma ser reconhecido por sua versatilidade em campos de atuação e um deles é na carreira fiscal. Quem cursa Administração está por dentro de questões sobre empresas e suas respectivas burocracias, o que faz com que a migração para o setor fiscal não seja tão complexo como para aqueles que vêm de outras áreas.

Administração Pública

Outra possibilidade de formação para seguir carreira fiscal é ter o diploma do curso de Administração Pública. Sendo um pouco diferente da graduação tradicional em Administração, essa alternativa de curso superior é especificamente focada nos papéis públicos, o que faz com que esse profissional esteja ainda mais perto de atuar em instituições governamentais.

Dessa forma, para conseguir um bom emprego no setor fiscal, ter estudado Administração ou Administração Pública são práticas consideráveis e capazes de auxiliar a possuir os conhecimentos necessários para as tarefas da área em questão.

Ciências Atuariais

Você sabe o que se estuda em um curso de Ciências Atuariais? Pois bem, essa graduação aborda assuntos que tenham a ver com seguros e com previdências. Por serem temas relativamente delicados, é uma área que exige um profissional capacitado para entender como funcionam essas operações, e saber mexer com as mesmas.

Isso possibilita que quem tem o diploma de Ciências Atuariais possa encontrar certa similaridade em relação à carreira fiscal, pois em ambas as áreas será necessário lidar com legislações e regras, assim como cálculos e habilidades técnicas.

Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis também abre caminho para os profissionais formados que queiram trabalhar com a fiscalização de leis. Também conhecidos como contadores, eles trabalham em um dia a dia com funções sobre movimentações financeiras das empresas, estratégias do negócio e outras atividades que estão entrelaçadas com o cumprimento das leis ou até mesmo o pagamento dos tributos.

Por isso, quem tem graduação em Ciências Contábeis no currículo terá chances de encontrar cargos na carreira fiscal, seja em órgãos públicos por meio de concursos ou em organizações privadas.

Ciências Econômicas

Uma das atuações possíveis para os estudantes e profissionais de Ciências Econômicas é nas áreas fiscais, visto que está relacionado com o lado financeiro das empresas por se tratar do pagamento de impostos e outras despesas de fiscalização, por exemplo.

Assim, o analista fiscal que tiver feito parte das melhores faculdades de Ciências Econômicas saberá tomar as decisões pertinentes à estratégia da empresa ou setor público a fim de atuar em conjunto com os demais profissionais desta área em prol das práticas mais eficientes.

Direito

O curso de Direito não poderia ficar de fora dessa lista de graduações, não é mesmo? Por ser uma carreira que mexe constantemente com legislações e com as diversas funções jurídicas, a formação em Direito tem um papel importante na carreira fiscal.

Isso permite que os advogados formados possam se especializar no setor fiscal para darem continuidade a essa carreira.

Como iniciar na carreira fiscal?

Como você pode ver acima, não há somente um tipo de formação ou diploma a ser apresentado nas entrevistas de emprego da carreira fiscal. Esse é um campo que considera os profissionais das mais variadas áreas de conhecimento por ser versátil, flexível, abrangente e multidisciplinar.

Agora que você sabe disso, entender como iniciar na carreira fiscal pode ter ficado mais simples: é necessário ter um diploma do nível superior e se especializar nos assuntos relacionados com tributos e com legislações para compreender como atuar em cada situação.

Concursos públicos para a área fiscal

Por ser uma carreira com a possibilidade de ingressar em um cargo por meio de concurso público, muitas pessoas que têm interesse em trabalhar neste setor prestam esses disputados processos seletivos para conseguirem vagas nos órgãos públicos e ter uma maior estabilidade profissional.

Se faz parte dos seus planos de carreira, acompanhe as aberturas de inscrições e disponibilização de cargos públicos para conseguir se preparar da melhor maneira.

E se a meta é ter uma das graduações que apresentamos neste conteúdo, financie os seus estudos das faculdades privadas com as nossas soluções para você. Conheça!

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter