Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Feira de Profissões: o que é e por que participar? Feira de Profissões: o que é e por que participar?

Feira de Profissões: o que é e por que participar?

A ansiedade é um dos sentimentos mais presentes na vida de um jovem que acabou de sair do Ensino Médio e ainda não sabe com o que irá trabalhar. Não podemos negar que essa é uma das decisões mais importantes da vida de um estudante, mas existe uma estratégia que não facilita, mas ajuda na tomada de decisão: Feira de Profissões. Trata-se de um evento que reúne diversas áreas do conhecimento para apresentar opções de carreiras aos estudantes e pessoas que buscam uma nova profissão.

Participar de uma feira como essa é uma excelente oportunidade para explorar cursos e conhecer algumas profissões. Lá, você vai encontrar diversos profissionais já experientes no mercado de trabalho que podem tirar todas as suas dúvidas.

A Feira de Profissões é capaz de ajudar a descobrir qual carreira combina mais com os interesses e habilidades de cada um. 

Se você é estudante do Ensino Médio ou já terminou e está focado no seu futuro, vem com a gente descobrir como funciona uma Feira de Profissões e porque é tão importante que você participe. Acompanhe!

O que é uma feira de profissões?

O principal objetivo de uma feira de profissões é apresentar diferentes áreas de atuação e oportunidades de carreira para estudantes, profissionais em transição e, sobretudo, pessoas que desejam ampliar seus horizontes no mercado de trabalho.

Normalmente, esses eventos são organizados por instituições de ensino ou empresas ligadas à educação e ao desenvolvimento profissional. Durante a feira, as pessoas têm a oportunidade de conhecer mais sobre cursos de graduação, programas de capacitação, além de profissões que estão em alta no mercado. 

Por exemplo, aos que vão com objetivo de conhecer mais sobre um curso superior, é possível conversar com professores que ministram aulas da graduação de interesse. Esse contato é importante e valioso, e pode ser útil no futuro ao procurar estágios, empregos e outras oportunidades no setor.

As feiras de profissões costumam fornecer informações detalhadas e extremamente importantes sobre as carreiras. Dessa forma, os estudantes conseguem descobrir mais sobre as oportunidades disponíveis no mercado e, a partir disso, tomarem decisões sobre qual caminho seguir.

Muita gente ainda fica na dúvida se realmente vale a pena participar de uma feira de profissões, e a resposta é sim. Primeiro que, neste evento, o estudante consegue ter o mínimo de experiência do curso ou carreira que pretende ingressar. Além disso, passa a ter acesso a informações que, dificilmente, encontraria na internet. São dados reais, de pessoas que já atuam na área que podem fornecer dicas importantes.

Como funciona uma feira de profissões?

Uma feira de profissões é composta por palestras, workshops, oficinas, apresentações, rodas de conversa, plantão de dúvidas, estandes de universidades e empresas, dinâmicas interativas e práticas. Vale pontuar que a interação com profissionais é uma oportunidade maravilhosa, pois é neste momento que o estudante consegue tirar dúvidas sobre a rotina de cada profissão, bem como as exigências do mercado de trabalho e conhecer as habilidades valorizadas em cada uma delas.

Entre as vantagens de participar de uma feira como esta é poder comparar as áreas de interesse. Essa abordagem prática e direta torna o evento um ambiente ideal para quem deseja o melhor para o seu futuro profissional.

E quando essas feiras costumam acontecer? É possível encontrar eventos como esse acontecendo durante todo o ano, mas, normalmente, ocorrem mais entre março a maio, no primeiro semestre, e agosto a outubro, no segundo semestre. Isso porque, nesse período, os estudantes estão se preparando para provas e vestibulares para ingressarem na faculdade. 

Além disso, é bem comum voltar para casa com muitos brindes, pois nessas feiras costumam rolar bastante sorteios e promoções.

Há feiras que são gratuitas e outras pagas. O formato também pode variar, como nos últimos anos esse tipo de evento tem acontecido de forma virtual, isso vai depender da instituição que está à frente dessa organização. Nossa principal dica é: fique sempre atento ao calendário de cada feira, bem como a programação de cada uma delas.

Continue a leitura desse conteúdo, ao final, você vai descobrir quais são as principais feiras de profissões e datas. Acompanhe!

Veja também: conheça as profissões mais bem pagas do mercado!

Como se preparar para participar?

As feiras de profissões costumam ter longas horas de duração. Existem algumas que acontecem durante dois dias, mas isso vai depender do tamanho do evento. Portanto, nossa primeira sugestão de como se preparar para participar é: descanse, pois você irá caminhar bastante!

Depois, faça um planejamento claro. Comece definindo seus interesses e áreas que gostaria de conhecer mais. Pesquisar previamente as instituições, empresas e cursos que estarão presentes na feira pode ser uma boa ideia, assim, você consegue otimizar o seu tempo de maneira geral e focar naquilo que realmente faz sentido para você.

Não se esqueça de levar uma caderneta ou usar o próprio celular para fazer algumas anotações. A seguir, você confere algumas outras dicas, tanto para estudantes como para universidades e empresas que participam de feiras de profissões.

Dicas para estudantes

Defina seus objetivos: ter seus interesses pré-estabelecidos é o ideal. Antes de ir à feira, pense nas áreas de estudo e carreiras que mais te atraem. Isso vai te ajudar a focar nos estandes e participar de palestras que batem com seus interesses.

Leve algumas perguntas: tenha anotado as suas principais dúvidas sobre os cursos de graduação, carreiras, salários, estágios, mercado de trabalho e habilidades necessárias. Essas perguntas mais claras são essenciais para que você aproveite ao máximo o evento. Para os que vão para saber mais sobre uma instituição de ensino ou curso, o ideal é perguntar sobre o vestibular, exigências e valor da matrícula, atividades extracurriculares, estágios, provas e trabalhos, estrutura da faculdade, nota da faculdade no Ministério da Educação (MEC), e entre outras questões.

Não deixe de participar das atividades: procure estar envolvido nos workshops e palestras, pois são oportunidades valiosas para entender, na prática, sobre as diferentes profissões que existem e conhecer mais sobre o dia a dia de cada uma delas.

Networking: jamais deixe uma feira de profissões sem fazer contatos com profissionais e outros estudantes que compartilham do mesmo interesse e objetivo que você. Isso, no futuro, será muito importante.

Dicas para universidades e empresas

No caso das empresas e universidades que participam de feiras de profissões, separamos algumas dicas:

Seja claro em sua apresentação: organize o seu estande com materiais informativos e os coloquem em lugares visíveis e de fácil acesso. Flyers, banners e vídeos de curta duração que expliquem sobre cursos ou áreas de atuação servem para chamar e atrair a atenção dos estudantes e profissionais presentes no evento.

Tenha uma equipe preparada: coloque profissionais e professores qualificados para tirarem dúvidas e orientarem bem os participantes que visitam os estandes.

Não abra mão de dinâmicas interativas: invista em atividades, workshops práticos e outras demonstrações que ajudem a atrair os estudantes e proporcionar uma experiência mais envolvente no seu estande. Além disso, procure sempre entregar alguns brindes, como ecobag, canetas e entre outras coisas.

Benefícios: forneça informações claras sobre bolsas de estudo, programas de estágio e outros incentivos aos visitantes. Isso pode ser o diferencial para atrair estudantes para o seu estande, seja você uma empresa ou universidade.

Networking: não perca a oportunidade de coletar informações de contato dos estudantes interessados e mantenha um canal de comunicação aberto para que ele possa tirar todas as dúvidas em casos de oportunidades futuras.

Principais feiras de profissões

As principais feiras de profissões no Brasil são organizadas por universidades e outras instituições de ensino, como por exemplo a Feira USP, da Universidade de São Paulo, que é a maior do país.

Feira USP e as Profissões

A Feira USP e as Profissões existe desde 1990 e acontece todos os anos em diferentes campi da USP, tanto na capital quanto em outras cidades como Ribeirão Preto e São Carlos. É um evento destinado aos vestibulandos e demais interessados em conhecer sobre cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo. Podem participar jovens que ainda estão no ensino médio ou em cursinhos pré-vestibular.

Neste último ano, a Feira USP e as Profissões apresentou um novo formato. Agora, os professores realizam encontros digitais com estudantes de escolas públicas. As instituições privadas também podem aderir ao programa. Entretanto, apesar do novo modelo, as visitas monitoradas (que é quando os alunos visitam os campi), não sofreram alterações. A edição de 2024 já aconteceu, e foi nos dias 1, 2 e 3 de outubro, totalmente online e digital.

Feira do Estudante – Expo CIEE

A Expo CIEE é uma das maiores feiras de empregabilidade jovem do Brasil, totalmente gratuita mediante inscrição e credenciamento. Lá, os visitantes têm acesso a informações sobre estágio, aprendizado e profissões. Esse evento é realizado ao menos uma vez por ano. A última edição de 2024 aconteceu em setembro no Expo Center Norte, em São Paulo.

Há diversas outras feiras de profissões no Brasil. Boa parte delas são realizadas pelas próprias instituições de ensino superior, entre elas, privadas. Consulte antes para obter mais informações, e boa experiência! 

Calendário de feiras de profissões 2024

  • Anhembi Morumbi: 08 de Outubro (campus Vila Olímpia), 09 de Outubro (Campus Mooca), 10 de Outubro (campus Paulista) e 11 de Outubro (campus São José dos Campos)
  • IBMR: 09 de Outubro;
  • Unifacs: 09 de Outubro;
  • UNIFG: 09 de Outubro;
  • Universidade São Judas Tadeu: 09 de Outubro;
  • Unicuritiba: 09 de Outubro;
  • UNA: 08 de Outubro (campus Catalão e Conselheiro Lafaiete), 09 de Outubro (campus Jataí) 11 de Outubro (campus Itumbiara);
  • FPB: 09 de Outubro;
  • Unisociesc: 16 e 17 de Outubro (campus Jaraguá do Sul) e 23 de Outubro (campus Joinville).
Texto escrito por: Prasaber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados