

Sisu Medicina: qual é a menor nota de corte?
Em quase todas as universidades, o curso de Medicina é o mais disputado quando estamos falando de vestibular. Nos processos seletivos das faculdades públicas que oferecem a graduação, as notas de corte costumam ser muito maiores se comparadas a de outros cursos.
O Sisu abre um leque de oportunidades para vagas em diversas instituições públicas do país, mas é interessante conhecer as notas de cortes do Sisu para Medicina até mesmo para se organizar em relação a todas as possibilidades de ingresso no curso que você possa ter ainda neste ano.
Continue a leitura e confira qual é a menor nota de corte do Sisu para Medicina!
Neste artigo você vai encontrar:
Como funciona o Sisu para Medicina?
Candidatos que realizaram a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que não zeraram a prova de redação do exame estão aptos para tentar o Sisu para Medicina. A seleção acontece duas vezes por ano, uma em cada semestre. As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começam dia 22 de janeiro e terminam no dia 25 de janeiro.
Você só pode conseguir a aprovação em uma das opções de curso selecionadas durante sua inscrição: apenas na primeira opção, caso tenha alcançado nota suficiente, ou apenas para a segunda opção, se a nota for suficiente apenas para ela. Se sua nota for suficiente para as duas opções, o sistema automaticamente seleciona uma vaga para o curso que foi escolhido como prioritário por você no momento da inscrição.
Veja também: Quais são as faculdades de Medicina que aceitam o Fies?
Para participar do Sisu para Medicina, é muito simples: você deve selecionar duas opções de curso e observar as notas de cortes das instituições de ensino de escolha durante todo o processo. É possível mudar de curso enquanto as inscrições estão abertas, caso você perceba que sua nota está muito abaixo da nota de corte.
Quando você está logado no cadastro, também consegue ver a posição em que se encontra na lista dos demais inscritos na sua opção de curso de Medicina.
Quer um exemplo? Vamos supor que sua nota do Enem seja 812 e que você está na lista do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Ao logar no seu cadastro no site do Sisu, você pode digitar no buscador pela palavra “Medicina”. Então você vê, no campus de Arapiraca, que a nota de corte parcial, para ampla concorrência, é de 818. Sendo 15 vagas, isso significa que no Sisu para Medicina na Universidade Federal do Alagoas, a pessoa que está em 15º lugar, portanto dentro das vagas, tem 818 de nota.
Veja a seguir algumas vagas do Sisu para Medicina em 2024:
-
- Universidade Federal do Acre (UFAC): 80
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 100
- Universidade Federal de Alagoas Campus Maceió (UFAL): 100
- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): 45
- Universidade Federal do Piauí Campus Teresina (UFPI): 90
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM): 56
- Universidade Federal de Lavras (UFLA): 42
- Universidade Federal da Bahia Campus Salvador (UFBA): 96
- Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES): 16
- Universidade Federal do Paraná Campus Curitiba (UFPR): 220
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): 60
- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): 80
- Universidade Federal do Cariri – Campus Juazeiro do Norte (UFCA):80
- Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA): 60
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): 80
- Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Juiz de Fora (UFJF): 90
- Universidade Federal de Pelotas (UFPEL): 80
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): 84
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): 44
- Universidade Federal de São João del-Rei Campus Divinópolis (UFSJ): 60
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 180
- Universidade Federal Fluminense (UFF): 120
- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/SC): 40
- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/RS): 62
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): 40
Total: 1.915 vagas
Qual a menor nota de corte de Medicina no Sisu?
Uma dica importante para quem vai se inscrever nas vagas do Sisu para Medicina no segundo semestre é acompanhar quais foram as menores notas na primeira metade do ano. É um bom parâmetro para escolher suas opções de curso no primeiro dia das inscrições do segundo semestre.
A seguir, você verá as listas de nota de corte do Sisu para Medicina!
Menor nota de corte para Medicina
Confira a lista das 10 faculdades com as menores nota de corte para Medicina no Sisu em 2024:
-
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA): 767,83
- Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): 778,17
- Universidade Federal De Roraima (UFRR): 778,70
- Universidade Do Estado Da Bahia (Uneb): 779,06
- Universidade Estadual De Feira De Santana (UEFS): 780,21
- Universidade Federal Da Bahia (UFBA): 781,82
- Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul (UFMS): 780,60
- Universidade Estadual De Montes Claros (Unimontes): 783,73
- Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS): 784,12
- Escola Superior De Ciências Da Saúde (ESCS): 784,47
Lembre-se que todas as instituições possuem sistema de bonificação para determinados grupos, o que pode aumentar a nota de corte.
A nota de corte do Sisu é calculada da seguinte forma: caso o candidato deseje um curso que oferece 30 vagas e, no primeiro dia de inscrição, esse mesmo curso já tenha recebido 100 candidatos inscritos, os aprovados são selecionados pela nota, em ordem decrescente. Dessa forma, as notas dos 30 colocados determinarão o corte naquele dia.
Nota de corte de Medicina no Sisu nas principais faculdades
Para aqueles interessados nas vagas de Medicina em faculdades públicas, algumas instituições costumam estar entre as principais prioridades no momento de planejar o cronograma de vestibulares. Elas podem ser as favoritas devido ao prestígio dos cursos de Medicina que oferecem, a localização, entre outros motivos que tornam os processos seletivos, nessas instituições, nos mais disputados do país.
Veja também: Veja o calendário dos vestibulares de Medicina!
Mas será que essas instituições de ensino estão no Sisu ou aproveitam a nota do Enem de alguma forma? Prepare-se para saber a seguir!
Nota de corte do Sisu Medicina da UNICAMP
Com um dos cursos de Medicina mais prestigiados do país, a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) tem um dos vestibulares mais disputados. É comum, portanto que candidatos que sonham com uma vaga na faculdade queiram saber se há outros caminhos além do vestibular tradicional. Infelizmente, a Unicamp não aderiu ao Sisu, portanto não oferece vagas para Medicina pelo sistema.
No entanto, a UNICAMP oferece a possibilidade de utilizar a nota do Enem como bônus no vestibular e conta com um processo seletivo em que a nota do exame é a única utilizada para tentar uma vaga no curso de Medicina. Nesse caso, podem concorrer a uma vaga, fazendo uso apenas da nota do Enem, candidatos que entram nos seguintes grupos:
I – Candidatos que realizaram o ensino médio inteiro em escolas públicas, ou que conquistaram a formação do ensino médio pelo Enem até 2016 ou por exames como o Encceja;
II – Candidatos pretos ou pardos;
III – Estudantes que realizaram todo o ensino médio em escolas públicas, ou que conquistaram a formação do ensino médio pelo Enem até 2016 ou por exames como o Encceja, e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Nota de corte do Sisu Medicina da UFMG
A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é uma das instituições mais prestigiadas do Sudeste fora do estado de São Paulo. Não é à toa que seu curso de Medicina é um dos mais cobiçados.
Na edição de 2024, a UFMG ofereceu 6.329 vagas em 82 cursos de graduação, sendo 320 vagas disponíveis, onde 160 serão destinadas para o ingresso no 1º semestre e 160 para o 2º semestre. Essas vagas são distribuídas entre diversas categorias, considerando tanto ações afirmativas, quanto vagas de ampla concorrência.
A seguir você pode conferir quais foram as notas de corte para as vagas no curso de Medicina da UFMG no primeiro semestre de 2024, o que já pode ser um parâmetro importante para o próximo ano:
1) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 741,08.
2) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 759,16.
3) Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 780,76.
4) Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 797.06
5) Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 720,32.
6) Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 745,32
7) Ampla concorrência – 812,92.
Nota de corte do Sisu Medicina da USP
Além do seu vestibular tradicional, a USP (Universidade de São Paulo), também oferece vagas do seu curso mais disputado através do Enem. A USP desde o ano de 2022 não participa mais do sistema, mas no relatório do Sisu do primeiro semestre de 2022, selecionamos como foi a nota de corte:
1) Campus Bauru: (as) autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. (L4) – 778.18
2) Campus Bauru: (as) que independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. (L3) – 825.86
3) Campus Bauru: Ampla concorrência – 849.37
4) Campus São Paulo: (as) autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. (L4) – 765.81
5) Campus São Paulo: (as) que independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. (L3) – 800.93
6) Campus São Paulo: Ampla concorrência – 831.99
7) Campus Ribeirão Preto: (as) autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. (L2) – 784.81
8) Campus Ribeirão Preto: (as) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário- mínimo e meio, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. (L1) – 804.85
9) Campus Ribeirão Preto: (as) autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. (L4) – 793.84
10) Campus Ribeirão Preto: (as) que independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. (L3) – 830.75
Nota de corte do Sisu Medicina da UFES
Na região Sudeste, o curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) também tem conquistado destaque entre os candidatos. A instituição ofereceu 80 vagas para o Sisu no curso de Medicina.
A seguir, apresentamos as notas da UFES no Sisu para Medicina em 2024, para que você possa ter uma ideia do que esperar no próximo ano:
1) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 742.76.
2) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 769.03.
3) Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 779.77.
4) Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 806.23.
5) Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 743.95.
6) Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). – 755.54.
7) Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). – 710.28.
8) Ampla concorrência – 807.98.
Nota de corte do Sisu Medicina da UFRN
O curso de Medicina da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) é um dos mais cobiçados da região Nordeste do país. Foram oferecidas 50 vagas para Medicina na edição de 2024.
Conferindo as notas de 2024, é possível ter uma estimativa do que esperar para as próximas inscrições:
1) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas – 737,16.
2) Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 753,58.
3) Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 763,94.
4) Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 785,19.
5) Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 696,11.
6) Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) – 738,69.
7) Candidatos com deficiência oriundos da rede de ensino privada ou pública. Os candidatos oriundos da rede pública devem optar por concorrer à vaga desta ação afirmativa ou às vagas reservadas para os grupos de cotas estabelecidos na Lei nº 12.711/2012, não sendo permitida aplicação cumulativa – 796,82.
8) Concorrentes às vagas de ampla concorrência para o curso de Medicina – Natal que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas regulares do Estado do Rio Grande do Norte, excluídos aqueles que concluíram o ensino médio por meio de exames supletivos, Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e equivalentes – 867,83.
9) Ampla concorrência – 909,26.
Gostou desse post? Aproveite e descubra como simular as suas chances de aprovação no Sisu no vídeo abaixo!
Texto escrito por: PRAVALER