Engenharia De Software
Conheça o curso de Engenharia De Software e comece a estudar com o Pravaler
Confira todas as faculdades disponíveis para o seu curso de Engenharia De Software:
Sobre o curso de Engenharia De Software
Os empregos na área da tecnologia se mantêm em alta há alguns anos e, com as previsões de tendências de mercado de trabalho, serão cada vez mais essenciais para as empresas nos próximos anos. Para ter as habilidades que essas oportunidades exigem, como capacidade de desenvolver, fazer a manutenção e o aprimoramento de sistemas computacionais, nada melhor do que ter uma formação de base que ensine o fundamental para essa profissão.
Esse é o caso da graduação de Engenharia de Software: uma formação que aborda diferentes fatores do estudo, desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de sistemas e programas de computador. Neste curso, os estudantes aprendem desde programação e banco de dados até metodologias ágeis e segurança da informação.
Mas, fora esses pontos, o que será que se estuda no curso de Engenharia de Software e quais são as principais áreas de atuação? Além disso, muitos se perguntam qual é a função de um profissional de Engenharia de Software e como ele pode impactar o mercado de tecnologia. Outro aspecto importante é entender quantos anos dura a graduação em Engenharia de Software e quais são as oportunidades após a conclusão do curso.
Por fim, para aqueles interessados na valorização profissional, surge a dúvida: qual é a área de Engenharia de Software que ganha mais? Nesta página, vamos explorar todas essas questões e mostrar por que essa profissão está entre as mais promissoras do mercado.
Quanto custa a mensalidade do curso de Engenharia De Software?
O curso de Engenharia De Software tem o custo de mensalidade média de R$ 679,59 a depender da região de estudo, modalidade, turno e instituição escolhida.
Duração do curso de Engenharia De Software
O curso de Engenharia De Software tem uma duração média de 8 semestres de acordo com mais de 300 instituições analisadas. O tempo de duração pode variar a depender da faculdade escolhida, tipo de graduação e modalidade do curso.
Grade curricular do curso de Engenharia De Software
Carreira em Engenharia De Software
Quais são as principais áreas de Engenharia De Software?
Cursos de Engenharia De Software mais buscados
Como ingressar na faculdade de Engenharia De Software
Transferência em Engenharia de Software
Os alunos que já estão matriculados em alguma instituição de ensino superior, mas em outro curso de graduação, podem optar pela transferência interna e externa para conseguir ingressar em Engenharia de Software.
Transferência interna
A transferência interna, como o nome já indica, é feita dentro da própria instituição de ensino superior em que você estuda. Ou seja, internamente. Isso quer dizer que você deverá entender quais são os critérios de seleção para trocar de curso na universidade em que você é estudante. Afinal, essa alternativa é geralmente regulamentada por editais específicos e pode variar de acordo com cada universidade.
Um dos benefícios da transferência interna é a possibilidade de aproveitar as disciplinas já cursadas. Se você vier de um curso semelhante, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação, pode ser que algumas matérias sejam validadas, e ter o tempo necessário para a conclusão da graduação reduzido.
Para ingressar dessa forma, consulte a coordenação do curso para entender melhor o processo e a viabilidade da transferência, verifique os prazos e períodos de seleção, tenha os documentos solicitados organizados e mantenha um bom desempenho nas disciplinas, já que a sua nota pode contar para ser escolhido entre outros estudantes.
Transferência externa
Já a transferência externa, funciona da seguinte maneira: você deverá solicitar a sua troca de graduação para outra instituição de ensino superior. Ou seja, será o caso de você estudar Engenharia de Software em uma determinada universidade que não atenda às suas expectativas ou que tem uma localização longe da sua residência e trabalho, por exemplo.
Para isso, é preciso que tenha vagas disponíveis na instituição de ensino do seu interesse e que você se encaixe nos critérios definidos do processo seletivo, como histórico escolar, disciplinas já cursada que podem ser aproveitadas, desempenho em provas ou entrevistas, entre demais análises que a universidade poderá fazer.
Para ter sucesso na transferência externa para o curso de Engenharia de Software, esteja preparado para esse processo seletivo ao consultar o edital da instituição.
Vestibulares
Considerados como os tradicionais processos seletivos para os estudantes brasileiros, os vestibulares ocorrem em todos os estados e de uma a duas vezes por ano, a depender da instituição de ensino. Muitas universidades e faculdades realizam exames próprios, que geralmente incluem provas de disciplinas como Matemática, Física, Química, Português e Redação, abordando os temas que são vistos em sala de aula durante o ensino médio.
Para se preparar para esse processo seletivo, os candidatos precisam ter um bom desempenho nas matérias exigidas, além de se familiarizar com o estilo de prova e a estrutura do vestibular da instituição de interesse. Com a alta concorrência para ingressar no curso de Engenharia de Software, uma recomendação é fazer simulados dos vestibulares que você pretende prestar para que tenha mais chances de conseguir uma boa nota.
Outro ponto fundamental, é não perder as datas dos exames das instituições de ensino que são do seu interesse. Dessa forma, você sabe quanto tempo tem para se preparar até o dia.
Portador de diploma
O ingresso como portador de diploma é uma modalidade que permite a entrada direta em um curso superior para aqueles que já possuem um diploma de graduação. No caso da Engenharia de Software, esse processo é uma alternativa para profissionais formados em áreas semelhantes, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação, que desejam ampliar seus conhecimentos e obter uma nova titulação.
Geralmente, as universidades oferecem vagas específicas para portadores de diploma, dispensando a necessidade de vestibular ou ENEM. Porém, podem exigir uma análise do histórico acadêmico e do currículo do candidato. Além disso, disciplinas já cursadas na primeira graduação podem ser aproveitadas, reduzindo o tempo necessário para a conclusão do novo curso.
Enem
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das principais formas de ingresso para cursos de graduação em universidades públicas e privadas no Brasil, inclusive para o curso de Engenharia de Software. O exame avalia as competências dos candidatos em áreas ligadas a linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e deve ser redigida uma redação sobre um tema atual, o qual é definido pela organização do exame.
A pontuação do ENEM pode ser utilizada em vestibulares tradicionais das universidades particulares ou em programas governamentais que selecionam estudantes para bolsas de estudo ou para universidades públicas. Dessa forma, quanto mais alta a nota obtida no exame, maiores são as chances de ingressar em Engenharia de Software com sucesso.
Sisu
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema que utiliza a nota do ENEM para selecionar os candidatos para vagas em universidades públicas. Para o curso de Engenharia de Software, os interessados, como você, se inscrevem nas vagas disponíveis, e a seleção é feita com base na nota de corte, que varia conforme a concorrência e a instituição.
Prouni
Bastante utilizado pelos estudantes brasileiros, o Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes com bom desempenho no ENEM, sendo elas integrais ou parciais. Para o curso de Engenharia de Software, os candidatos se inscrevem no programa, e a seleção é feita utilizando a nota do ENEM e considerando a renda familiar. O programa pode cobrir até 100% da mensalidade dependendo da bolsa atribuída.
Fies
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), disponibiliza financiamento parcial ou integral das mensalidades em universidades privadas para estudantes com bom desempenho no ENEM. Para o curso de Engenharia de Software, os candidatos podem utilizar a nota do ENEM para se inscrever no programa e financiar seus estudos com juros baixos, com a possibilidade de começar a pagar após a formatura.
No Fies as parcelas do contrato começam a ser pagas somente após a conclusão do curso, mas a seleção é bastante concorrida e criteriosa.
Melhores faculdades de Engenharia De Software
Conheça os cursos de Engenharia de Software mais buscados do Brasil:



Prasaber: conheça o blog do Pravaler
Continue procurando
Tudo
sobre os cursos
- Tudo sobre Medicina
- Tudo sobre Direito
- Tudo sobre Enfermagem
- Tudo sobre Psicologia
- Tudo sobre Odontologia
- Tudo sobre Medicina Veterinária
- Tudo sobre Biomedicina
- Tudo sobre Fisioterapia
- Tudo sobre Farmácia
- Tudo sobre Administração
- Tudo sobre Nutrição
- Tudo sobre Educação Física
- Tudo sobre Publicidade e Propaganda
- Tudo sobre Ciência da Computação
- Tudo sobre Arquitetura e Urbanismo
- Tudo sobre Pedagogia
- Tudo sobre Agronomia
- Tudo sobre Sistemas de Informação
- Tudo sobre Engenharia Civil
- Tudo sobre Ciências Contábeis
- Tudo sobre Engenharia Mecânica
- Tudo sobre Estética e Cosmética
- Tudo sobre Design
- Tudo sobre Engenharia de Computação
Ofertas
mais buscadas
- Medicina na Estácio
- Psicologia na UNIP
- Medicina na Anhembi Morumbi
- Medicina na Unisul
- Medicina na UNP
- Direito na UNIP
- Odontologia na UNIP
- Enfermagem na UNIP
- Medicina na Univille
- Fisioterapia na UNIP
- Engenharia da Computação na Unileste
- Medicina na Ages
- Farmácia na UNIP
- Psicologia na Mackenzie
- Medicina Veterinária na Anhembi Morumbi
- Medicina na Unifg
- Medicina na Mandic
- Direito na Uninassau
- Direito na Mackenzie
- Administração na UNIP
- Moda na Faap
- Biomedicina na UNIP
- Psicologia na Estácio
- Odontologia na Estácio