A história da Faculdade Fumec é marcada pela transformação e crescimento contínuo. Fundada em 1963 sob o nome de Universidade Aliança, a instituição mineira passou por diversas denominações:
- 1966 tornou-se a Fundação Presidente Kennedy.
- 1967 passou a se chamar Fundação Universidade Minas Gerais.
- 1973 adotou o nome atual: Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC).
Quando falamos da Faculdade FUMEC, é impossível não viajarmos juntos nessa trajetória regada de muito sucesso. As atividades de ensino começaram com o surgimento da Faculdade de Ciências Empresariais (FACE) e da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA).
Logo depois, a universidade ampliou sua área de atuação fundando a Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH). Em 2000, essas três faculdades se uniram e formaram o Centro Universitário FUMEC. Logo em 2004, a instituição conquistou o credenciamento como universidade.
Ao longo da sua jornada, a Faculdade FUMEC consolidou-se como uma das principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. Não à toa, em 2015 foi reconhecida entre as três melhores universidades privadas do estado, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), o Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF) e o Guia da Faculdade do jornal O Estado de S. Paulo.
Com objetivo de simplificar o ensino superior, a FUMEC oferece cursos de graduação, tecnólogos, pós-graduação lato sensu, MBA, mestrado, doutorado, pós-doutorado e cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento. Tem a opção de fazê-los de forma presencial e a distância.
Além disso, a instituição mineira mantém programas gratuitos para a comunidade, como atendimentos psicológicos e jurídicos; concede bolsas de estudo para estudantes de baixa renda através do Programa Universidade para Todos (PROUNI), e outros meios ingresso.