

Masterchef: veja os chefs de sucesso que passaram pela Le Cordon Bleu
Participantes e jurados do programa já passaram por cursos na escola de gastronomia.
No mundo da alta gastronomia, poucas instituições carregam tanto prestígio quanto a Le Cordon Bleu. Fundada em 1895, em Paris, esta escola de culinária tornou-se sinônimo de excelência na arte de cozinhar. Paralelamente, o programa de televisão “Masterchef” cativou audiências ao redor do mundo, transformando chefs aspirantes em estrelas da culinária.
Neste artigo, vamos explorar a jornada de chefs de sucesso que começaram suas carreiras na Le Cordon Bleu e brilharam no palco do Masterchef.
Neste artigo você vai encontrar:
Sobre a Le Cordon Bleu
Le Cordon Bleu não é apenas uma escola de culinária; é uma instituição de tradição gastronômica. Desde sua fundação, a escola tem sido referência para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades culinárias. Com um currículo que combina técnicas clássicas com inovações modernas, Le Cordon Bleu tem moldado gerações de chefs e revolucionado a arte da cozinha.
Sobre o Masterchef
“Masterchef” trouxe a culinária para os holofotes da cultura popular. O programa não apenas entretém, mas também inspira, destacando a culinária como uma forma de arte acessível e uma carreira viável.
Quando começou, a ideia do programa era ser um reality para os amantes da gastronomia, porém que ainda cozinhavam de forma amadora, com o passar do tempo, o reality fez tanto sucesso que acabou ganhando novas temporadas dedicadas a diferentes perfis de participantes, como o Masterchef Junior, Masterchef Profissionais e o Masterchef +.
Para as temporadas com candidatos amadores, um dos prêmios para o grande vencedor é um curso na renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu, para que o vencedor consiga aprimorar ainda mais suas habilidades na cozinha. Por outro lado, nas temporadas de Masterchef Profissionais, muitos participantes já têm suas raízes na Le Cordon Bleu.
Chefs da Le Cordon Bleu que passaram pelo Masterchef
Muitos cozinheiros talentosos que passaram por edições do Masterchef, sejam como participantes ou como jurados, em algum momento da carreira aperfeiçoaram suas habilidades em cursos na Le Cordon Bleu. Confira alguns dos nomes que tiveram essa formação e passaram pelo programa.
Eliane Carvalho
Empresária e chef de cozinha, Eliane Carvalho participou da 1ª edição de Masterchef Profissionais, quando entrou no programa já trabalhava há 16 anos com cozinha e tinha se formado na Le Cordon Bleu em Paris.
Atualmente a chef tem livro de gastronomia publicado e compartilha preparos e diversos pratos de sua própria autoria.
Lubyanka Baltar
Participante da 2ª edição do Masterchef Profissionais, que foi ao ar em 2017, Lubyanka descobriu sua paixão pela gastronomia antes de vir para o Brasil, quando ainda morava nos Estados Unidos. Ela buscou a formação na Le Cordon Bleu e desde que começou a trabalhar com gastronomia passou a apostar na fusão nordestina-americana.
Atualmente Lubyanka compartilha diversas receitas e a sua rotina como chef executiva do Esperanto Boteco em suas redes sociais.
Adriana Avelar
Chef Adriana participou da 3ª edição do Masterchef Profissionais que foi ao ar em 2018. A participante se formou em Engenharia de Alimentos pela Unicamp e depois de descobrir o amor pela gastronomia estudou na Le Cordon Bleu em Sidney, na Australia.
Quando o programa foi ao ar, Adriana dava aulas de gastronomia e se dedicava à culinária vegana. Atualmente além de dar aulas, ela tem um canal no YouTube com diversas dicas de receitas.
Tarek
Participante da 5ª edição do Masterchef Profissionais, o chef Tarek nasceu na Síria e apesar de vir de uma família de cozinheiros, ele só descobriu sua paixão por gastronomia em 2016. Quando veio para o Brasil, ele passou a trabalhar com cozinha para se sustentar, trabalhou em barracas de culinária árabe no Rio de Janeiro e depois em São Paulo virou gerente, e depois dono, de um restaurante.
Nesse momento da vida do Tarek ele percebeu que a gastronomia era realmente a sua paixão, fez um curso para profissionalizar sua cozinha na Le Cordon Bleu e entrou para a 5ª edição do programa Masterchef que foi ao ar em 2023.
Luciana Berry
Chef Luciana morava em Londres há 14 anos quando decidiu cursar gastronomia, logo se matriculou na Le Cordon Bleu em Londres e concluiu o curso Diplôme de Cuisine. Em seguida ela se inscreveu no Masterchef Profissionais UK e foi escolhida para participar do programa.
Após a passagem pelo programa, em que ela foi semifinalista, a representante brasileira foi convidada pela Le Cordon Bleu para ser mentora e chef inspiração das bolsas de estudos em Londres. Atualmente Luciana participa de diversos eventos, principalmente no exterior, onde compartilha o que há de melhor da culinária brasileira.
Érick Jacquin
É quase impossível falar de Masterchef e não lembrar do Érick Jacquin. Além dos candidatos que foram citados aqui, o próprio Jacquin, apresentador e jurado do programa, também buscou cursos na mais conceituada escola de gastronomia, a Le Cordon Bleu.
O chef começou a sua carreira na gastronomia em Paris, passou por diversos restaurantes, trabalhando com grandes chefs da culinária francesa até construir o seu nome na área gastronômica. Quando veio para o Brasil, ele aceitou comandar a cozinha do restaurante Le Coq Hardy e foi lá que ele conquistou o paladar e o respeito do público.
Atualmente o chef Jacquin tem se dividido entre os restaurantes e os programas de TV, sendo um dos jurados do Masterchef e estrelando seu próprio programa, o Pesadelo na Cozinha.
Fonte: Pravaler