Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Dia Nacional do Fisioterapeuta: data é celebrada no dia 13 de outubro Dia Nacional do Fisioterapeuta: data é celebrada no dia 13 de outubro

Dia Nacional do Fisioterapeuta: data é celebrada no dia 13 de outubro

Dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Desde 1996, o Dia Mundial da Fisioterapia é comemorado em 8 de setembro. A data tem o objetivo de promover a união e solidariedade da comunidade global de Fisioterapia, alinhando seus valores profissionais, sem deixar de lado especificidades locais na luta pela profissão.

Já o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional é comemorado dia 13/10. Parabéns, fisioterapeutas!

Quem atua nessa área ajuda a prevenir doenças musculares e ósseas. Entre os exercícios, por exemplo, temos massagens e exercícios localizados. Algumas pessoas só procuram o fisioterapeuta quando têm dor. Mas, muitas vezes, estamos na reabilitação, na promoção à saúde, independentemente da dor.

A prevenção pode ser o melhor remédio! Como o cuidado constante com a nossa saúde e o nosso corpo.

Inclusive, durante o período da pandemia da covid-19, a Fisioterapia foi fundamental para recuperação de pacientes infectados. Diversos estudos mostram que seria importante fazer a reabilitação com acompanhamento fisioterapêutico. Tanto para pacientes com sequelas maiores, quanto pacientes com casos mais simples.

Veja também: Enfermagem ou Fisioterapia: como escolher o melhor curso?

O fisioterapeuta pode realizar atendimentos em clínicas, hospitais, clubes ou em domicílio e é o responsável por analisar e interpretar exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. A partir do diagnóstico, prescreve o tratamento a ser realizado, que varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada.

Como é ser um Fisioterapeuta?

Quando se fala em trabalhar com Fisioterapia, muitas pessoas têm em mente a imagem do fisioterapeuta que atua na reabilitação após lesões e cirurgias. No entanto, a profissão abrange uma área muito maior do que a Fisioterapia Ortopédica da que a maioria está acostumada.

Portanto, o campo da Fisioterapia disponibiliza diversos segmentos de atuação profissional, nos quais são cobertos pela área. Muitos deles permitem até a especialização através de cursos de pós-graduação. Veja:

  • Aquática;
  • Dermato funcional;
  • Esportiva;
  • Fisioterapia do trabalho;
  • Gerontológica;
  • Neurofuncional;
  • Respiratória, entre outras.

Curtiu? Saiba mais sobre o mercado de trabalho em Fisioterapia e dê início ao seu sonho de se tornar fisioterapeuta!

Curiosidades da área da Fisioterapia

Qual é o símbolo da Fisioterapia e o que ela representa?

Toda graduação possui um símbolo que representa o curso superior. No caso do curso de Fisioterapia, o símbolo são duas serpentes entrelaçadas e um raio, validada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFITO. Veja abaixo o que significa cada uma dessas representações:

  • A serpente representa rejuvenescimento e renovação, uma vez que a serpente é um animal que troca de peles e tem a capacidade de regeneração. Inclusive, a serpente costuma ser um ícone comum em cursos da saúde;
  • Já o raio é o sagrado, a energia e pode representar as técnicas elétricas utilizadas na profissão do Fisioterapeuta.

Cor do anel de formatura para o curso de Fisioterapia

O anel de formatura do curso de Fisioterapia é a esmeralda, assim como em outros cursos da saúde. Essa pedra preciosa representa cura, restauração da saúde, regeneração, vida e renascimento.

Fonte: Redação Pravaler
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter