

Enem dos concursos: decreto institui novo modelo de prova unificada para concurso público
Foi liberado o edital para trabalhar em mais de 20 órgãos do governo federal. O concurso público tem vagas para médico, psicólogo, engenheiro, arquiteto e muitos outros.
No dia 29 de setembro, foi anunciado no Diário Oficial da União, o Concurso Público Nacional Unificado, o que muitos estão chamando de Enem dos Concursos. A ideia do modelo é que seja aplicada um modelo de prova de forma simultânea em 180 municípios brasileiros.
Desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público, o modelo tem como finalidade estimular a igualdade de acessos a cargos públicos permanentes. Segundo a ministra Esther Dweck, que está à frente do Ministério responsável pelo projeto, a realização desse modelo gera menos custo do que as realizações de concursos individuais.
O “enem dos concursos” também será benéfico para os candidatos, já que eles precisarão pagar uma taxa única para disputar a vagas em diversos órgãos. No modelo anterior, aqueles que não tinham isenção deveriam fazer o pagamento de diversas taxas de inscrição.
Como vai funcionar o Enem dos Concursos?
O candidato pode concorrer a diversas vagas dentro da mesma área de atuação. Quando fizer a inscrição no concurso público, terá alguns blocos de temas disponíveis e o candidato deve escolher um deles, depois deverá montar a ordem de prioridade das vagas disponíveis no bloco escolhido. Ele ainda pode, caso prefira, optar por se inscrever para apenas uma vaga específica.
A prova será feita em duas etapas que serão realizadas no mesmo dia, a primeira será igual para todas as carreiras e a segunda será uma etapa específica.
O edital já está disponível para consulta, com oferta de 6.640 vagas de nível médio e superior em mais de 20 órgãos do governo federal:
- Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação
- Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8: Nível Intermediário