

25 profissões em alta em 2022 que podem mudar o rumo da sua carreira
Recrutador especializado em tecnologia, cientista de dados, engenheiro de software e gestor de tráfego são apenas algumas carreiras valorizadas pelo mercado, segundo levantamento do LinkedIn
O Linkedin, rede social voltada para a carreira, listou 25 empregos que cresceram nos últimos 4 anos e meio e que devem continuar liderando as contratações este ano. Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Design são as áreas de destaque no Brasil, conforme aponta a listagem.
Um dos fatores que contribuem para a valorização desses profissionais é o fato das empresas estarem se adaptando aos escritórios híbridos e à digitalização das atividades. Para isto, as companhias estão dando prioridade para aperfeiçoar a experiência dos usuários, os sistemas de análises de dados e cibersegurança e, ainda, garantir um ótimo funcionamento das redes sociais.
Com o aumento na oferta de vagas para profissionais de TI, por exemplo, surge também a necessidade de contratar recrutadores especializados em tecnologia, o que explica o motivo deste cargo ocupar a primeira posição do ranking no Brasil.
O estudo do LinkedIn levou em consideração dados da plataforma para identificar os cargos que tiveram a demanda mais alta entre janeiro de 2017 e julho de 2021, mostrando que as áreas da tecnologia devem ser as principais responsáveis por movimentar as oportunidades no mercado de trabalho brasileiro em 2022.
Veja a lista das 25 profissões em alta demanda no Brasil:
- Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia
- Engenheiro(a) de confiabilidade de testes
- Engenheiro(a) de dados
- Especialista em cibersegurança
- Representante de desenvolvimento de negócios
- Gestor(a) de tráfego
- Engenheiro(a) de machine learning
- Pesquisador(a) em experiência do usuário
- Cientista de dados
- Analista de desenvolvimento de sistemas
- Engenheiro(a) de robótica
- Desenvolvedor(a) back-end
- Gerente de engajamento
- Gerente de equipe de produto
- Engenheiro(a) de QA (Quality Assurance)
- Consultor(a) de gestão de dados
- Líder de experiência do cliente
- Analista de design
- Analista de soluções
- Analista de gestão de riscos
- Designer de produto
- Coordenador(a) de vendas internas
- Enfermeiro(a) intensivista
- Designer de conteúdo
- Instrutor(a) de Agile
Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que é essencial compreender o seu perfil profissional, testar as suas capacidades para o mercado de trabalho e, principalmente, entender as atribuições que mais se identifica. Dessa forma, será muito mais fácil encontrar a sua profissão e se dar bem no setor.
Para dar um empurrãozinho no processo de escolha, ainda é possível realizar testes de aptidão ou ainda testes vocacionais em sites especializados, assim, se você estiver em dúvida sobre qual área seguir, fica muito mais fácil decidir qual carreira o seu perfil se encaixa melhor.
Fonte: A Gazeta