Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como aplicar inteligência de dados na melhoria do desempenho dos estudantes? Como aplicar inteligência de dados na melhoria do desempenho dos estudantes?

Como aplicar inteligência de dados na melhoria do desempenho dos estudantes?

Acompanhar o crescimento e o desempenho dos estudantes é um dos diversos papéis que o corpo docente de uma instituição de ensino tem. Afinal, saber como estão progredindo, ou nem tanto assim, no aprendizado é essencial para ter como parâmetro aquilo que está sendo feito em relação ao ensino oferecido pela escola ou faculdade.

Hoje em dia, a tecnologia ajuda nesta questão por meio da inteligência de dados. Este recurso é ideal para medir o desempenho dos estudantes ao cruzar informações sobre a absorção dos conteúdos, notas tiradas em avaliações e outros indicadores que apontam como estão indo em seu aprendizado.

Quais são os indicadores de desempenho dos alunos?

Medir como está o desempenho dos estudantes é essencial para a gestão escolar, visto que indica em quais pontos se faz necessário aprimorar o que é feito pela instituição de ensino ou como ajudar quem já está matriculado a conseguir aprender mais e melhor.

O corpo docente de uma instituição de ensino, independentemente de seu nível escolar, conta com uma gama de indicadores de desempenho para avaliar o desenvolvimento dos seus estudantes e como está sendo a experiência deles no ambiente escolar. Entre os critérios estão:

  • A nota tirada nas provas regulares;
  • A performance no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para os alunos ingressantes ou concluintes da graduação;
  • A satisfação dos estudantes, que pode ser demonstrada em diferentes formas;
  • A taxa de aprovados e reprovados;
  • E a frequência nas aulas.

Ao ter a prática de acompanhar esses indicadores, assim como outros que forem necessários, os gestores e os demais membros do corpo docente terão como analisar as informações do dia a dia dos estudantes com mais detalhamento e com uma maior proximidade.

Além disso, os parâmetros escolhidos podem ser medidos de diferentes maneiras, como: individualmente (por aluno), por turma, por ano escolar ou o que for mais interessante para a instituição. Após definir em qual jeito será acompanhado, é ideal seguir com o mesmo indicador por um certo tempo para uma análise mais eficiente.

Como utilizar dados para melhorar o desempenho dos estudantes?

Para tornar essa tarefa de acompanhar o desempenho dos alunos mais prática, a gestão escolar pode experimentar ter a análise e a inteligência de dados como ferramenta principal para conferir o que os indicadores apontam.

Dessa maneira, colocar o que está sendo percebido no dia a dia escolar em números, porcentagem e demais métricas facilita a visualização e o acompanhamento da performance que está sendo realizada pelos estudantes, o que pode ser transformado em gráficos, por exemplo, para uma visualização simplificada.

Qual a importância dos dados para aprendizagem?

Uma boa instituição de ensino se preocupa em aprimorar a sua estratégia pedagógica a fim de oferecer uma experiência cada vez mais completa de aprendizado para os estudantes, de forma que possam se desenvolver da melhor maneira.

Com esse objetivo, ter os dados como ferramenta auxiliar faz com que seja possível saber exatamente em qual ponto está tendo mais problemas e dificuldades. Assim, essa tática poderá garantir os benefícios abaixo para a escola ou faculdade.

Planos de ação para melhoria do desempenho acadêmico

Se os dados mostrarem que o desempenho dos estudantes está baixo em relação ao aprendizado, será interessante aperfeiçoar ou refazer os planos de ação que se relacionam diretamente com a performance acadêmica.

Esses planejamentos podem ser para oferecer reforço nas disciplinas que se destacaram como mais difíceis para os estudantes, com a elaboração de atividades diferentes para uma maior absorção do conteúdo ensino, conversas entre pais e professores, entre outras ideias a serem postas em prática.

Agilidade nos processos educacionais

Os dados levantados, assim como a tecnologia usada no ambiente escolar de forma geral, proporcionam o acréscimo de agilidade em cada processo educacional. Por apresentarem informações concretas, esse recurso ajuda a identificar onde está determinado problema ligado com o desempenho dos alunos com uma maior velocidade.

Ao saber em que ponto da jornada acadêmica está o problema, se tornará mais fácil elaborar os planos de ação que comentamos acima e implementá-los o quanto antes.

Melhor controle de gestão educacional

A gestão educacional eficiente é um dos pilares para ser uma instituição de ensino que é referência e destaque entre as escolas. Ao utilizar uma plataforma digital que conta com um sistema baseado em dados consolidados, indicadores e métricas, o gestor escolar consegue ter mais controle do que acontece em sua instituição.

Melhoria na experiência escolar

Por fim, a inteligência de dados também auxilia num ponto essencial para o bom desempenho educacional: a melhora da experiência escolar de uma forma ampla e completa.

Isso é válido para todos os envolvidos, ou seja, para os estudantes que receberão o apoio necessários nos pontos que forem identificados, para o corpo docente que terão melhores direcionamentos ao traçar planos de ação e executá-los, e para o gestor escolar que saberá como usar a tecnologia ao favor do seu cargo e da sua instituição de ensino.

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: DadosPra quem educa
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter